A GLÓRIA É DO SENHOR
Por: Daniel L. Petersen
Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. (II Coríntio 10:17)
A humanidade não foi feita para glorificar-se, pois O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre. É isso que nos ensina acertivamente o Breve Catecismo de Westminster.
E mais, é importante verificarmos o que a Escritura declara sobre a ideia do homem glorificar a si mesmo pois, o nosso Deus não divide sua glória, observe Isaias 42:8 "Eu Sou Yahweh, o SENHOR; este é o meu Nome! Não dividirei a minha glória a nenhum outro ser, tampouco entregarei o meu louvor às imagens esculpidas"
A Confissão de Fé de Westminster também nos ensina:
Deus tem em si mesmo, e de si mesmo, toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança. Ele é todo suficiente em si e para si, pois não precisa das criaturas que trouxe à existência, não deriva delas glória alguma, mas somente manifesta a sua glória nelas, por elas, para elas e sobre elas. Ele é a única origem de todo o ser; dele, por ele e para ele são todas as coisas e sobre elas tem ele soberano domínio para fazer com elas, para elas e sobre elas tudo quanto quiser. Todas as coisas estão patentes e manifestas diante dele; o seu saber é infinito, infalível e independente da criatura, de sorte que para ele nada é contingente ou incerto. Ele é santíssimo em todos os seus conselhos, em todas as suas obras e em todos os seus preceitos. Da parte dos anjos e dos homens e de qualquer outra criatura lhe são devidos todo o culto, todo o serviço e obediência, que ele há por bem requerer deles.
O ato de não gloriar a Deus, mas, a si mesmo, é enganoso e traz ruína a vida, pois a fonte de “tudo” é Deus, e não podemos nos desviar disso, caso contrário chegaríamos ao ponto de achar que somos mais admiráveis que Deus, e tal atitude além de ser mentirosa desonra a Ele.
Gálatas 6:14 “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”.
Isaías 2:11 “Os olhos altivos do homem serão abatidos, e a altivez dos varões será humilhada, e só o Senhor será exaltado naquele dia. 12 Pois o Senhor dos exércitos tem um dia contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;”
Tudo o que somos depende única e exclusivamente da vontade e misericórdia do Senhor. Por isso, a glória ao Senhor deve ter primazia sobre qualquer pensamento que tenhamos quanto a nós.
A Bíblia diz: “quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10:31).
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (II Coríntios 3:18)
E lembre-se: “3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; 4 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5 e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado;” (Efésios 1:3-6)
Diante disso, aprenda a confessar ao Salvador prostado em completa vergonha, como pecador e com a certeza da ofensa que realizamos diariamente ao Senhor, amando em muitas vezes a criatura e dando honras e louvor aos homens.
E finalmente entenda, compreenda que:
Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Romanos 11:36)
Referências:
Bíblia Estudos de Genebra
Confissão de Fé de Westminster
Breve Catecismo de Westminster
PIPER, John – A vida é como uma neblina – meditações para revigorar a fé. São Paulo. Mundo Cristão, 2005.
Sobre o autor: Daniel L. Petersen
Gaúcho de São Leopoldo, casado com Liviane Garcia a mais de 12 anos. Pai das gêmeas Júlia e Rebeca, Cristão Reformado, membro da Igreja Presbiteriana Aliança Reformada. Apaixonado por aprender e ensinar. Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade UNIP Porto Velho e Licenciatura em Geografia pelo UniBF. Na áre de Tecnologia: Pós Graduado em Redes e Segurança da Informação pela Faculdade Porto Velho e Eng. de Software pela IPB (Instituto Pedagógico Brasileiro). Na área da Educação: Pós Graduado pelo Instituto Pedagógico Brasileiro nos cursos de Metodologia do Ensino da História e da Geografia, História do Brasil, Tutoria em Educação a Distância e Ensino Religioso. Na área Teológica: Pós Graduado no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper em Estudos Teológicos. Participou como professor nas classes de Catecúmenos, Panorama do Novo Testamento e Cosmovisão Cristã na EBDF na 1ª IPB Porto Velho. Atualmente Profº da Classe de Catecúmenos na Igreja Local.