Curva do Pecado x Salvação

Por: Eduardo Medeiros

Quanto menos se sabe sobre o pecado, suas consequências e a influência que ele exerce sobre o homem, menos importância damos a necessidade de um Salvador, ou quando nos importamos em algum grau, acabamos por subtrair a presença e soberania de Cristo Jesus na obra da Salvação.

 

ATEÍSMO:

No ateísmo não se acredita em nenhum tipo de divindade (Deus ou deuses), portanto, o inferno e o pecado também não existem, sendo assim, não há nenhuma necessidade de um salvador. Julgo eu que, um grau acima dessa posição, está a teoria que mistura a doutrina do pecado com a teoria evolucionista (o homem veio do macaco), onde os impulsos naturais e as qualidades herdadas, derivadas dos animais inferiores, compõe o material que chamamos de pecado, mas não se tornam pecado concretamente enquanto não forem tolerados contrariamente ao senso moral da humanidade em seu desenvolvimento gradual, ou seja, o homem herdou do macaco impulsos naturais que hoje, a sociedade vê com maus olhos e chamam esses impulsos herdados de pecado.

PELAGIANISMO:

O pelagianismo nega a existência ou qualquer relação vital dos nossos pecados com o pecado original, ou seja, quando nascemos, não carregamos nem o pecado e nem a culpa do pecado de Adão, nascemos como uma folha em branco, sem nenhum traço ou rabisco, à medida que vamos vivendo, vamos fazendo um bom ou um mal uso do nosso livre-arbítrio, e só então é que vamos preenchendo essa “folha em branco”, e é isso que vai contar para a nossa salvação, dispensando assim totalmente a salvação pela graça em Cristo Jesus.

SEMIPELAGIANISMO:

É a doutrina da Igreja Católica Romana e de muitos cristãos evangélicos. Essa visão soteriológica surge com Cassiano, um monge católico do período patrístico, entre os séculos IV e V, que se esforçou para refutar o monergismo de Santo Agostinho. Tentando um equilíbrio entre o monergismo e o pelagianismo, o semipelagianismo afirma que o homem foi apenas manchado pelo pecado, não totalmente, e dessa forma, consegue cooperar com a sua própria salvação, ou seja, admite a relação vital dos nossos pecados com o pecado de Adão, mas não admite a culpa. O livre-arbítrio continua presente, deixando o pecador como coautor da própria salvação, acreditando-se que o homem pode “se” salvar através de boas obras e da observação dos sacramentos, diminuindo a soberania e a graça de Cristo Jesus na salvação do pecador.

ARMINIANISMO:

Essa é a posição das igrejas evangélicas tradicionais, pentecostais, neopentecostais e das seitas pseudocristãs. Nessa visão já se admite a imputação, tanto do pecado quanto da culpa, de Adão à todos os homens, porém, essa imputação não atinge o homem por completo, nega-se a depravação total, ou seja, a vontade do pecador não foi contaminada pelo pecado, e isso torna o pecador ápito para usar a sua vontade, gerando fé em si mesmo, e por meio do livre-arbítrio, fazer a escolha certa e se decidir por seguir a Jesus como salvador. Ainda assim a soberania de Jesus na obra da salvação fica comprometida por conta da vontade e livre-arbítrio do homem.

FÉ REFORMADA:

Essa é a posição que vem desde Santo Agostinho, até Lutero, passando por Calvino, Zuínglio, Beza, Melanchthon, Martin Bucer, John Knox, os Puritanos, entre muitos outros que defendem que, tanto o pecado quanto a culpa de Adão, foram imputados a todos, de forma que o homem está totalmente corrompido e escravizado pelo pecado (depravação total), de maneira que este não pode exercer livremente sua vontade, e nem gerar fé em si mesmo para a sua própria salvação. Em virtude disso, o homem está totalmente dependente da soberana graça de Deus e da obra, justiça e méritos de Cristo Jesus para a sua salvação.

O texto acima é apenas um pequeno explicativo do gráfico, onde é exibido as distâncias entre a posição cristocêntrica e antropocêntrica em relação ao pecado.

_____________________________________________

Eduardo Medeiros, não é pastor, não tem formação em teologia, apenas um pecador redimido...



Sobre o autor: Eduardo Medeiros

Sou apenas um músico, compositor, usando o youtube como uma pasta de arquivo para guardar algumas de minhas músicas. E como sou cristão e amo teologia, farei uso do canal para eventuais postagens bíblico-teológicas. SOLI DEO GLORIA!!

Print Friendly and PDF

Tag: Teologia Sistemática

Vizualizações: 1236

Última atualização: 05/08/2020 13:05:00



Comentários


Asafe Natã · 29/12/2021 21:30:17

Texto muito explicativo !! Parabéns 👏👏


Envie seu comentário!





Leia Também...


31/12/2016 23:09:03

A VIDA DE JOÃO CALVINO

I. PRELIMINARES Conquanto se considere a Reforma Calvinista a continuação do Zwinglianismo e o meio caminho entre este e o Luteranismo, contudo ela continha muitos ele­mentos novos, pelo que se pode considerá-la sob o pris­ma de movimento or...

12/05/2017 22:57:11

A DOUTRINA DA GRAÇA NA VIDA PRATICA: ADVERSIDADE

Por favor, leia Romanos 8.26-39; Gênesis 50.15-21 Em 1858, um jovem missionário presbiteriano talentoso chamado John G. Paton, navegou com sua esposa e seu pequeno filho para as ilhas New Hebrides no Pacífico Sul para começar um trabalho mission&aacut...

26/06/2021 6:13:00

7 Razões pelas quais as Pessoas Rejeitam o Evangelho

Em sua obra, Justification by an Imputed Righteousness [Justificação por uma Justiça Imputada], ele enumera sete razões pelas quais as pessoas rejeitam o Evangelho de Jesus Cristo. Você vai notar que ele começa...

Pensamento Reformado:

“Feliz é quem entende que embora o evangelho traga uma coroa no fim da carreira, ele também trás uma cruz para o caminho.”