Curva do Pecado x Salvação
Por: Eduardo Medeiros
Quanto menos se sabe sobre o pecado, suas consequências e a influência que ele exerce sobre o homem, menos importância damos a necessidade de um Salvador, ou quando nos importamos em algum grau, acabamos por subtrair a presença e soberania de Cristo Jesus na obra da Salvação.
ATEÍSMO:
No ateísmo não se acredita em nenhum tipo de divindade (Deus ou deuses), portanto, o inferno e o pecado também não existem, sendo assim, não há nenhuma necessidade de um salvador. Julgo eu que, um grau acima dessa posição, está a teoria que mistura a doutrina do pecado com a teoria evolucionista (o homem veio do macaco), onde os impulsos naturais e as qualidades herdadas, derivadas dos animais inferiores, compõe o material que chamamos de pecado, mas não se tornam pecado concretamente enquanto não forem tolerados contrariamente ao senso moral da humanidade em seu desenvolvimento gradual, ou seja, o homem herdou do macaco impulsos naturais que hoje, a sociedade vê com maus olhos e chamam esses impulsos herdados de pecado.
PELAGIANISMO:
O pelagianismo nega a existência ou qualquer relação vital dos nossos pecados com o pecado original, ou seja, quando nascemos, não carregamos nem o pecado e nem a culpa do pecado de Adão, nascemos como uma folha em branco, sem nenhum traço ou rabisco, à medida que vamos vivendo, vamos fazendo um bom ou um mal uso do nosso livre-arbítrio, e só então é que vamos preenchendo essa “folha em branco”, e é isso que vai contar para a nossa salvação, dispensando assim totalmente a salvação pela graça em Cristo Jesus.
SEMIPELAGIANISMO:
É a doutrina da Igreja Católica Romana e de muitos cristãos evangélicos. Essa visão soteriológica surge com Cassiano, um monge católico do período patrístico, entre os séculos IV e V, que se esforçou para refutar o monergismo de Santo Agostinho. Tentando um equilíbrio entre o monergismo e o pelagianismo, o semipelagianismo afirma que o homem foi apenas manchado pelo pecado, não totalmente, e dessa forma, consegue cooperar com a sua própria salvação, ou seja, admite a relação vital dos nossos pecados com o pecado de Adão, mas não admite a culpa. O livre-arbítrio continua presente, deixando o pecador como coautor da própria salvação, acreditando-se que o homem pode “se” salvar através de boas obras e da observação dos sacramentos, diminuindo a soberania e a graça de Cristo Jesus na salvação do pecador.
ARMINIANISMO:
Essa é a posição das igrejas evangélicas tradicionais, pentecostais, neopentecostais e das seitas pseudocristãs. Nessa visão já se admite a imputação, tanto do pecado quanto da culpa, de Adão à todos os homens, porém, essa imputação não atinge o homem por completo, nega-se a depravação total, ou seja, a vontade do pecador não foi contaminada pelo pecado, e isso torna o pecador ápito para usar a sua vontade, gerando fé em si mesmo, e por meio do livre-arbítrio, fazer a escolha certa e se decidir por seguir a Jesus como salvador. Ainda assim a soberania de Jesus na obra da salvação fica comprometida por conta da vontade e livre-arbítrio do homem.
FÉ REFORMADA:
Essa é a posição que vem desde Santo Agostinho, até Lutero, passando por Calvino, Zuínglio, Beza, Melanchthon, Martin Bucer, John Knox, os Puritanos, entre muitos outros que defendem que, tanto o pecado quanto a culpa de Adão, foram imputados a todos, de forma que o homem está totalmente corrompido e escravizado pelo pecado (depravação total), de maneira que este não pode exercer livremente sua vontade, e nem gerar fé em si mesmo para a sua própria salvação. Em virtude disso, o homem está totalmente dependente da soberana graça de Deus e da obra, justiça e méritos de Cristo Jesus para a sua salvação.
O texto acima é apenas um pequeno explicativo do gráfico, onde é exibido as distâncias entre a posição cristocêntrica e antropocêntrica em relação ao pecado.
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Eduardo Medeiros, não é pastor, não tem formação em teologia, apenas um pecador redimido...
Sobre o autor: Eduardo Medeiros
Sou apenas um músico, compositor, usando o youtube como uma pasta de arquivo para guardar algumas de minhas músicas. E como sou cristão e amo teologia, farei uso do canal para eventuais postagens bíblico-teológicas. SOLI DEO GLORIA!!