Tornando-se membro da igreja local

Por: Ewerton B. Tokashiki

No dia da Pública Profissão de Fé diante da igreja reunida para receber o novo convertido como membro da igreja serão feitas algumas perguntas. Estas questões deverão ser respondidas com sinceridade, convicção e compromisso de cumpri-las. A fidelidade do cristão confessada diante da igreja, deve ser uma realidade durante toda a sua vida, em todo lugar, como uma contínua testemunha de Cristo.


Privilégios e deveres dos membros:


Privilégios dos membros professos

a) Tornar-se membro comungante (livre participação) na igreja.

b) Participar da Ceia do Senhor.

c) Apresentar os filhos para o batismo.

d) Ocupar cargos eletivos e nomeados na igreja.

e) Participar em Assembléias da igreja podendo votar e ser votado.


Deveres dos membros professos

a) Viver de acordo com a doutrina e a prática da Escritura Sagrada.

b) Honrar e propagar o Evangelho pela vida e pela palavra.

c) Sustentar a igreja e suas instituições moral e financeiramente.

d) Obedecer às autoridades da igreja enquanto estas permanecerem fiéis às Sagradas Escrituras.

e) Participar assiduamente aos trabalhos, reuniões e assembléias da igreja.

 

Este texto tem o propósito de oferecer antecipadamente as perguntas que serão realizadas no momento da sua pública profissão de fé. Aqueles que desejam tornar-se membros de uma igreja presbiteriana devem entender o compromisso de responsabilidade que estarão assumindo diante de Deus e do Seu povo ao responder sinceramente estas perguntas.

1. Crê em um só Deus que subsiste em três pessoas: o Pai, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; o Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo e nascido da virgem Maria, o qual morreu pelos nossos pecados, e ressuscitou para a nossa justificação; e o Espírito Santo, doador da vida e santificador das nossas almas?

2. Crê que as Escrituras Sagradas do Antigo e do Novo Testamento são a Palavra de Deus e a única regra infalível de fé e prática dada por Ele à Sua Igreja, e que são falsas e perigosas todas as doutrinas e cerimônias contrárias a essa Palavra, e todos os usos e costumes acrescentados à simples lei do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo?

3. Confessa que foi concebido em pecado; que por natureza é incapaz de cumprir perfeitamente a lei de Deus, inclinado a amar e fazer o que essa lei condena, tendo pecado muitas vezes por pensamentos, palavras, obras e omissão?

4. Crê firmemente que o sangue de Cristo purifica todo o pecado, e que não há outro meio de alcançar o perdão, e o poder santificador senão a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e a obra do Espírito Santo, que Jesus dá a todo o que lhe pede?

5. Está agora sinceramente arrependido do mal que tens feito diante de Deus e resolvido a fazer o uso diligente de todos os meios de graça por Ele ordenados para o bem de Seu povo, e a seguir os preceitos de Sua lei, deixando de fazer o que Ele te proíbe em Sua Palavra, e cumprindo toda a sua vontade auxiliado por Sua graça?

6. Promete mais que, como membro desta igreja, estará sempre submisso à sua disciplina, e às autoridades nela constituídas para seu ensino e governo, enquanto forem fiéis às Sagradas Escrituras?


O que desejo da nossa igreja

Agora, vamos refletir a respeito do que você, como membro do Corpo de Cristo, tem que ser e fazer como Sua ovelha. Em nosso relacionamento necessito que, ao agir como pastor, você tenha reações de ovelha; eis algumas delas:

1. Obedeça a Palavra de Deus.

2. Cuide da sua família. Quando necessário busque auxílio pastoral para aconselhamento.

3. Não perca a ternura.

4. Não seja orgulhoso.

5. Não seja uma oposição rebelde à liderança da igreja.

6. Exercite uma vida de oração contínua.

7. Cultive uma vida de santificação pessoal.

8. Anseie ardorosamente andar dentro da vontade de Deus.

9. Aprenda na Palavra de Deus acerca do sentido e propósito da sua vida.

10. Humilhe-se diante de Deus naqueles momentos de crise e desespero.

11. Seja sincero em desabafar os desafetos e problemas nos aconselhamentos, buscando respostas na sabedoria da Palavra de Deus.

12. Chore lágrimas de quebrantamento e não de amargura.

13. Não desista do seu compromisso com o Senhor, pois Ele é fiel à Sua Aliança contigo.

14. Permita-se ser pastoreado.

15. Esteja atento aquilo que a Palavra de Deus tem a dizer.

16. Com temor aceite a repreensão dos seus pecados, buscando o arrependimento sincero.

17. Seja humilde em pedir perdão e disposto em perdoar.

18. Deseje crescer e servir com eficácia e aceitação diante de Deus.

19. Identifique e use os seus dons que o Espírito Santo lhe deu.

20. Seja produtivo, para que não caia na futilidade e não perca o seu propósito de glorificar a Deus.

Estas atribuições serão para você um contínuo desafio como ovelha. Todavia, para que consiga viver efetivamente você necessita praticar a mutualidade da comunhão (uns aos outros) da Igreja de Cristo. Não existe rebanho de uma ovelha só. Deus nos abençoe nesta tão rica relação de ovelha e pastor.


Compromisso do discipulador

Ao receber o Senhor Jesus como o seu salvador pessoal, você se torna seu discípulo. Você deve obedecer ao mandamento de “fazer discípulos” (Mt 28:18-20; Mc 16:15). O conhecimento da salvação nos responsabiliza de compartilhar a boa notícia que o amor de Deus enviou o seu Filho, para morrer em nosso lugar, recebendo a punição pelos nossos pecados, e agora Ele oferece perdão aos pecadores arrependidos para receberem a vida eterna.

Se formos omissos estaremos em desobediência a Deus. A Palavra de Deus nos questiona “como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele, de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” (Rm 10:14-15). Agora como discipuladores devemos:

1. Em obediência à grande comissão (Mt 28:18-20) ordenada por nosso Senhor Jesus, comprometo-me em fazer discípulos tendo Cristo como mestre.

2. Comprometo-me em estudar as Escrituras a fim de  estar preparado a dar razão da nossa fé.

3. Disponho-me a ensinar a Palavra de Deus com integridade de vida e fidelidade à verdade.

4. Quando não souber a resposta de qualquer questão que seja, não tentarei inventar uma, mas com humildade buscarei aprender para ensinar somente a verdade, pois, também sou discípulo e estou no processo do saber em amor.

5. Creio que ao ensinar o discipulado apresento o evangelho da salvação aos eleitos de Deus proporcionando a oportunidade para que o Espírito Santo aplique a graça irresistível. Evangelizar é compartilhar Jesus, no poder do Espírito, deixando os resultados para Deus, visando a reeducação do indivíduo para uma vida transformada.

6. Comprometo-me em ser exemplo de transformação de vida para os meus discípulos. O meu bom testemunho servirá para formar bons cristãos.

7. Assumo a responsabilidade de comunicar-lhes a visão de discipulado: um discípulo formando discípulos.

8. Acredito que cada vida a mim confiada é importante para Deus. Meu objetivo não é aumentar o número de membros da minha igreja, mas, conduzir o discípulo a aumentar o seu amor por Cristo como o seu Salvador pessoal.

9. No que estiver ao meu alcance tentarei instruir e aconselharei o meu discípulo em suas dúvidas e problemas, guardando sigilo e preservando a sua dignidade. Entretanto, quando não souber resolver um problema conduzirei ao pastor da igreja para um acompanhamento adequado.

10. Submeto-me às autoridades da nossa igreja, enquanto elas permanecerem fiéis à Escritura Sagrada, reconhecendo serem instituídas por Deus para o meu bem e de todo o Corpo de Cristo.



Sobre o autor: Ewerton B. Tokashiki

Pastor na Igreja Presbiteriana de Cerejeiras (2000-2005 [6 anos]); na Primeira Presbiteriana de Porto Velho (2006-20016 [11 anos])
Leciono disciplinas teológicas desde 1998 em diferentes instituições
Assistente de direção e bibliotecário no Seminário Teológico Presbiteriano JMC [2017-2018]
Pastor na Primeira Igreja Presbiteriana de Teófilo Otoni [2019]
Escritor e tradutor


Sites e blogs do autor: 

Família da Aliança

Estudantes de Teologia

REFORMADOS DO SÉCULO XVI

Traductione Reformata

Print Friendly and PDF

Tag: Devocional Semanal

Vizualizações: 205

Última atualização: 18/09/2023 6:29:00



Comentários


Envie seu comentário!





Leia Também...


31/07/2020 20:30:00

Carta de João Calvino a Francis Daniel [1533]

CARTA 9 - A FRANCIS DANIEL REFORMA EM PARIS – A FÚRIA DE SORBONNE - COMÉDIA SATÍRICA DIRIGIDA CONTRA A RAINHA DE NAVARRO - A INTERVENÇÃO DE FRANCIS I. DELIBERAÇÃO SOBRE AS QUATRO FACULDADES - REVOGA&C...

16/06/2021 5:51:00

Aperfeiçoado (2ª Parte)

Hoje tradicionalmente relembramos o dia da circuncisão do Senhor, e Lucas a descreve, atestando sua participação neste sacramento da Antiga Aliança, assim: “Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome...

01/08/2020 16:39:00

Carta de João Calvino a Frances Daniel [1529]

CARTA 2 - A FRANCES DANIEL CALVINO EM PARIS — NICOLAS COP — OS DOIS AMIGOS VISITAM UM MOSTEIRO. PARIS, 27 de junho de 1529. Cansado da jornada, no dia seguinte a nossa viagem para cá...

Pensamento Reformado:

“Feliz é quem entende que embora o evangelho traga uma coroa no fim da carreira, ele também trás uma cruz para o caminho.”