POR QUE DEVERÍMOS SER ZELOSOS NO EXAME DE CANDIDATOS A MEMBROS?
Por: Ewerton B. Tokashiki
É esperado que a Igreja Visível cresça numericamente. Ela aumentará tanto pelas famílias da aliança e seus descendentes, como por conversões de pessoas que não têm convivência com a igreja local. Este desenvolvimento é resultado do testemunho da grande comissão de Jesus Cristo (Mt 28:18-20). A questão é: como devemos receber os novos membros da igreja? Devemos ser tão criteriosos quanto possível, ou, aceitar uma ampla afirmação de concordância como suficiente para a pública profissão de fé?
ONDE SURGE O PROBLEMA?
As pessoas com potencial de causar problemas, em geral, é resultado de má formação na recepção como membro. A prudência sempre é necessária, entretanto, nem sempre é assim. Não podemos negar que há alguns fatores que motivam o Conselho1 no recebimento relapso de membros. A primeira causa é a pressa de integrá-los. Há situações em que novos convertidos, ou pessoas procedentes de outra comunidade evangélica desejam ser recebidas com poucos meses de frequência na igreja local. Este é um perigo, porque elas ainda não conhecem a identidade e estrutura da igreja, nem verdadeiramente podem responder as questões no exame público2 que as vinculará à sua identidade confessional.
Segundo, a falta de um critério claro de recepção de membros. Infelizmente, há Conselhos que não tem um padrão muito definido no preparo e recebimento de novos membros. Essa falha criará um disparate na qualificação, bem como propiciará uma pluralidade doutrinária, e consequentemente resultará em infidelidade confessional. Por isso, a liderança deve planejar o treinamento dos novos membros para evitar possível confusão doutrinário entre os membros.
Terceiro, a falta de compromisso com a identidade confessional. A nossa igreja possuí uma identidade solidamente confessional.3 Temos documentos, que resumidamente, expressam a nossa cosmovisão reformada. Entretanto, é possível que no exame a confessionalidade seja deixada de lado. Infelizmente isso pode acontecer nos seguintes casos. Primeiro, por subestimar que o novo membro é capaz de assimilar o conteúdo da fé reformada. Segundo, por negligenciar a importância do calvinismo para toda a vida cristã. E por último, por desprezar a teologia reformada como parte de sua formação. Essas são perigosas falhas que um Conselho não pode cometer!
A descuidada admissão de membros aumenta a impureza da igreja local. A má formação bem como a recepção de membros heterodoxos fomenta danosos desvios doutrinários e éticos. A recepção de membros não convertidos, ou com falhas teológicas, ou desvios morais de conduta, é a porta para a corrupção de uma denominação inteira. Uma vez aceito como membro, ele tentará fazer com que as suas crenças e falhas morais sejam aceitas. É ele quem deve se modelar à identidade da Igreja de Cristo, e não o contrário.
A pureza doutrinária propicia a formação de pessoas piedosas. Os novos membros devem aprender a viver fielmente para Cristo. A vida cristã abrange uma inteligível obediência do evangelho coerentemente aplicado a todas as esferas da vida.
ALGUMAS PROPOSTAS PARA O EXERCÍCIO DE ZELO COM A PUREZA DA IGREJA
O Conselho da igreja deve adotar um programa para o recebimento de novos membros que envolva. Este treinamento e avaliação pode ser: 1) discipulado; 2) catecúmenos; 3) leituras extraclasse; 4) exame verbal pelo Conselho do candidato. É especificamente neste último ponto que este artigo se concentra. O exame verbal é parte do processo e ele precisa ser respondido satisfatoriamente. As questões devem ser calmamente respondidas com entendimento, sinceridade e verdade.
QUESTÕES DE CONVERSÃO
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Você poderia explicar resumidamente o que é o evangelho?
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Quando foi que você começou a entender o evangelho de Cristo Jesus?
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Há algum momento específico que você fez um pacto/compromisso de seguir a Cristo como o seu Senhor?
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Você tem certeza da sua salvação?
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Quais são as evidências que você identifica de que é convertido a Cristo?
QUESTÕES DA VIDA CRISTÃ
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Você sabe da necessidade de uma ininterrupta prática da oração?
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Você sabe a oração do Senhor: o Pai nosso?
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Você se compromete para preservar a verdade e a paz no meio do povo de Deus?
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Você está convicto da necessidade de mortificar os seus pecados diariamente?
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Você tem discernimento de como o sexo, dinheiro e poder podem se tornar ídolos em sua vida?
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Deus usa o sofrimento em sua vida para manifestar o Seu divino amor?
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Você se rebelaria contra Deus, diante da dor, enfermidades e até mesmo a morte de entes queridos?
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Você sabe de cor os Dez Mandamentos? Consegue explica-los resumidamente?
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A salvação é pelo seu esforço de obedecer perfeitamente a Lei de Deus?
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Você acredita que os Dez Mandamentos são algo somente do Antigo Testamento, ou, nós cristãos devemos obedecê-los como nosso padrão ético?
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Numa situação de contenda com algum irmão em Cristo, você se compromete em seguir os passos de Mt 18:15-20?
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Você se compromete em denunciar ou, servir de testemunha, numa situação de disciplina eclesiástica?
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Você se compromete em orar e apoiar a liderança da igreja local, enquanto ela permanecer fiel ao ensino da Escritura Sagrada?
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Você entende a necessidade de respeitar a autoridade da liderança da igreja?
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Você está comprometido em viver tudo para a glória de Deus?
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Você anseia viver diante de Deus em tudo o que pensa, fala e faz?
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Se você um dia se mudar para outra cidade procurará congregar noutra igreja reformada que seja comprometida com a centralidade da Escritura e submissa ao senhorio de Jesus Cristo?
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Residindo numa localidade que não exista nenhuma igreja reformada, você se compromete de iniciar um grupo de reunião em sua residência?
QUESTÕES FAMILIARES
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Você entende que o namoro e casamento devem ser no Senhor, isto é, somente com outra pessoa que vive no pacto com Deus? Você entende que namorar ou casar com uma pessoa não convertida é uma decisão pecaminosa?
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Você entende a necessidade de evitar a lascívia, a fornicação e qualquer imoralidade sexual durante o período antecedente ao casamento?
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Você entende que o divórcio é algo odioso a Deus e indesejável para um cristão?
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Você entende o seu dever de discipular os seus filhos no puro e completo evangelho de Cristo, ajudando-os a formar uma cosmovisão cristã para todas as esferas da vida?
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Você entende o seu dever de disciplinar os seus filhos conforme o ensino das Escrituras?
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Você sabe do seu dever de proteger os seus filhos de predadores sexuais?
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Você sabe do seu dever de advertir os seus filhos de más companhias?
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Você sabe do seu dever de instruir os seus filhos a discernirem quanto ao que veem na TV, acessam na internet, redes sociais e mídia em geral?
QUESTÕES DE TESTEMUNHO PÚBLICO
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O que a sua família pensa da sua decisão de tornar-se membro desta igreja?
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Os seus amigos e conhecidos sabem que você é um cristão?
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Você se compromete, se necessário, abrir as portas de sua casa para a implantação de uma nova congregação?
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Você ora para que Deus te dê discernimento de que pessoas Ele quer que você evangelize?
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Você está comprometido com a grande comissão de Cristo: fazer discípulos?
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Você está decidido a viver o evangelho em suas conversações, pensamentos e atitudes?
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Você está disposto a auxiliar os pobres e necessitados, com discernimento, quando for possível e realmente necessário?
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Você sabe que deve usar com moderação e sem desperdício os bens e o sustento que Deus te dá, de modo a não se tornar inadimplente?
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Você entende que a sua roupa não pode associá-lo ao desiquilíbrio, falta de modéstia, ou a sensualidade, de modo a provocar desejos lascivos, ou escandalizando o próximo?
QUESTÕES DE CULTO
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Você está comprometido de fazer de toda a sua vida um culto a Deus?
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Você está convencido de que diariamente deve separar um tempo para orar e meditar na Palavra de Deus?
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Você está ciente da necessidade de realizar o culto doméstico com regularidade?
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Você concorda com o princípio regulador do culto? Resumidamente explique.
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Você crê ser necessário guardar diligentemente o Dia do Senhor?
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Você se compromete em não deixar de congregar nas reuniões e nos cultos públicos?
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Você aceita a Pastoral de Liturgia da IPB?
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Você entende que o culto solene não deve ter danças, coreografias e teatro? Por que?
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Você entende que é desprezível o uso de imagens, quer pinturas ou esculturas, no culto ao Senhor?
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Você rejeita o culto ecumênico?
QUESTÕES DOUTRINÁRIAS
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Você já leu toda a Bíblia?
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Você se compromete em continuamente estudar a Escritura Sagrada?
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Para o exame no Conselho você leu atentamente os Padrões de Westminster [Confissão de Fé e Catecismos de Westminster]?
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Você recebe e subscreve integralmente os Padrões de Westminster como fiel sistematização do ensino das Escrituras?
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Você crê que os dons revelacionais [línguas, profecias, curas e apostolado] cessaram, por terem cumprido a sua função na história da redenção, e que não são para hoje, porque somente a Escritura Sagrada é a Palavra de Deus?
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Você se compromete de continuamente ler literatura da fé reformada para o seu amadurecimento cristão?
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Você se compromete abandonar toda crença e prática que contrarie o claro ensino da Escritura Sagrada?
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Quantos livros doutrinários você leu desde a sua conversão?
QUESTÕES DO GOVERNO DA IGREJA
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Você aprendeu e entendeu como se organiza a nossa igreja?
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Você entendeu que o nosso sistema de governo eclesiástico é conforme o ensino do Novo Testamento?
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Você se compromete a submeter ao governo dos presbíteros e diáconos enquanto estes forem fiéis ao ensino da Sagrada Escritura?
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Você se compromete em servir nos cargos e funções que o Conselho poderá designá-lo dentro da estrutura da nossa igreja?
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Você se compromete de contribuir com seus dízimos e ofertas conforme o ensino da Escritura Sagrada para o sustento da igreja?
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Caso seja necessário você se submeterá à disciplina e acompanhamento pastoral?
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Você se compromete com os projetos de crescimento de nossa igreja?
1 Este artigo pressupõe um sistema de governo onde há a pluralidade de presbíteros. Entretanto, os problemas diagnosticados aqui são comumente encontrados na maioria das igrejas evangélicas brasileiras.
2 Refiro às questões para a profissão de fé feitas pelo ministro durante o culto solene.
3 A Igreja Presbiteriana do Brasil adota os Padrões de Westminster como documentos que representam a sua identidade doutrinária e fiel sistematização do ensino da Escritura Sagrada.
Sobre o autor: Ewerton B. Tokashiki
Pastor na Igreja Presbiteriana de Cerejeiras (2000-2005 [6 anos]); na Primeira Presbiteriana de Porto Velho (2006-20016 [11 anos])
Leciono disciplinas teológicas desde 1998 em diferentes instituições
Assistente de direção e bibliotecário no Seminário Teológico Presbiteriano JMC [2017-2018]
Pastor na Primeira Igreja Presbiteriana de Teófilo Otoni [2019]
Escritor e tradutor
Sites e blogs do autor:
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