Por que pastores devem se dedicar ao estudo das Institutas da Religião Cristã de João Calvino

Por: Peter A. Lillback

As Institutas da Religião Cristã de João Calvino é o manual clássico da Reforma para entender ateologia e os principais ensinos das Escrituras. Depois de quase cinco séculos desde sua primeiraaparição, em 1536, resistiu ao teste do tempo e continua a ser um recurso indispensável para o ensinopastoral e a liderança nas tradições protestantes e reformadas.

Existem várias razões para isso: 1) os talentos de Calvino; 2) o treinamento de Calvino; 3) omomento histórico de Calvino; 4) o objetivo das Institutas; 5) a estrutura das Institutas; 6) as fontes queCalvino usou para as Institutas; 7) o impacto e a influência permanente das Institutas e dos escritos e oministério de Calvino; 8) as excelentes traduções das Institutas; 9) os esboços, índices e comentáriosdisponíveis para apoiar o estudo da magnum opus de Calvin; 10) o impacto que a teologia de Calvino,como articulada nas Institutas, teve na redação e interpretação das confissões reformadas. Mas acimade tudo, é a fidelidade bíblica da teologia de Calvino.

Vamos abordar cada um desses pontos brevemente e explicar por que eles levam à conclusãode que pastores sérios, bem como teólogos acadêmicos, deveriam se dedicar no estudo das Institutasde Calvino.

1. Os talentos de Calvino. Por qualquer referência, João Calvino foi um pensador e autorextraordinariamente talentoso. O seu domínio da língua latina, da lógica, da retórica e de seu ambientecultural não apenas criou um vocabulário teológico e uma estrutura teológica para a tradiçãoreformada, mas ajudou a criar a moderna língua francesa. Junto com isso estava a sua disciplina pessoale acadêmica que lhe permitia trabalhar longas horas e escrever, pregar e ensinar com consistênciaacadêmica várias vezes a cada semana. As Institutas são os frutos dessa disciplina e talento. Apenetrante exposição, exegese, análise e apresentação de Calvino esclarecem os ensinos da Bíblia,instruindo e encorajando a pregação baseada na Bíblia pelos pastores até hoje.

2. O treinamento de Calvino. Calvino é capaz de nos ensinar bem até hoje através de sua magnum opus  devido à sua excelente educação. A sua formação incluiu a prática religiosa católica, a jurisprudência eas línguas bíblicas originais do grego e até certo ponto do hebraico. Mergulhou no estilo literário e naanálise da literatura clássica, resultando em um domínio do latim que refletia o melhor da nascentetradição humanista de sua época. O conhecimento de Calvino moldado por esse treinamento temdurado, fornecendo um padrão de excelência teológica para pastores e pregadores que desejamproclamar a Palavra de Deus em sua geração.

3. O momento histórico de Calvino. Juntamente com os notáveis talentos de Calvino e sua educaçãocompleta, a providência Divina permitiu que a maturidade de Calvino, como um erudito pastoral, sedesenvolvesse no início da segunda geração da liderança da Reforma. Isso significa que ele se beneficioudos escritos de Erasmo, Lutero, Melanchton, Zwingli, Bucer e Bullinger, bem como de outrosreformadores da primeira geração que estabeleceram os padrões básicos do pensamento da Reforma.Calvino não apenas construiu suas contribuições substanciais, mas também as testou e aperfeiçoou,tornando as Institutas um trabalho muito mais forte. Além disso, como o ministério de Calvino sedesenrolou, ele continuou a melhorar e expandir o seu trabalho até que finalmente em 1559, mais deduas décadas após a sua primeira edição em 1536, ele produziu uma edição final com a qual ele estavasatisfeito. O vigor da reforma de Calvino foi acompanhado de aprofundamentos teológicos. Ele teve oprivilégio de ficar de pé sobre os ombros de luminares teológicos, avançando assim suas contribuições teológicas. Assim, as Institutas oferecem grandes perspectivas do pensamento bíblico, das quaispodemos aprender e nos beneficiar, à medida que, por sua vez, nos apoiamos em seus resistentesombros teológicos.

4. O objetivo das Institutas. A razão pela qual Calvino escreveu as Institutas está presente na própria palavra “institutas”, ou seja, instrução. Ele pretendia que as Institutas fossem o livro para responder às inevitáveis perguntas espinhosas que surgem quando se estuda a Bíblia. Ele pretendia que ela proveriauma correção para muitos erros teológicos propagados pelo catolicismo medieval histórico,movimentos heréticos, tais como os anti-trinitarianos, assim como outros movimentos teológicosprotestantes e reformadores concorrentes, presentes nas doutrinas anabatistas e luteranas. A intençãooriginal de Calvino por seu trabalho ainda é relevante para os estudantes da Bíblia hoje. Pastorespregando textos e doutrinas difíceis encontrarão uma orientação útil das reflexões teológicas de Calvinonas Institutas.

5. A estrutura das Institutas. Calvino modelou as suas Institutas pela Trindade e a graça que o DeusTriuno traz à Sua Igreja. Assim, em quatro livros distintos, Calvino trata o conhecimento de Deus Pai, oconhecimento de Deus, o Filho, e o conhecimento de Deus, o Espírito Santo, a Igreja e os Sacramentosque o Deus Triuno estabeleceu e redimiu. A sua teologia trinitária, juntamente com seu reconhecimentodo significado da Igreja para o Deus Triuno, cria o coração do sistema reformado e presbiteriano deteologia e eclesiologia, fornecendo orientação para qualquer comunidade da Igreja que celebra a graçasalvadora de Deus e a centralidade da Igreja cristã. A teologia de Calvino e a liderança eclesiásticateológica guiam os pastores motivados pela Bíblia em sua busca para edificar congregações que amam aDeus e desejam ter uma adoração centrada em Deus.

6. As fontes que Calvino usou para as Institutas. A excelente obra de Calvino é útil para os pastores,porque é, antes de tudo, uma tentativa intensa de explicar as verdades principais e fundamentais daBíblia. Ler as Institutas conduzirá consistentemente os pastores de volta às Escrituras. Calvino preparaos pastores para serem expositores das Escrituras, em vez de meros analistas da cultura, artistas oupsicólogos pop. Os esforços de Calvino para entender a Palavra de Deus induzirão os leitores cuidadososa desejarem pregar as Escrituras de maneira mais fiel, profunda e cuidadosa.

7. O impacto e a influência permanente das Institutas e dos escritos e ministério de Calvino. Não énotável que, após todo esse tempo e apesar das mudanças no mundo teológico e da inconstante culturacontemporânea global, que os ensinamentos de Calvino sejam relevantes, permanecendo impressos etraduzidos em diferentes idiomas por todo o mundo? Isso significa que um pastor que assimila ateologia das Institutas entra numa comunidade global de erudição teológica e pastoreio bíblico que temresistido às areias movediças da ideologia humana e da opinião teológica. Isso, por si só, persuadiria aopastor de que é benéfico se dedicar ao estudo desta obra de Calvino, por possuir tal poder depermanência e tal valor universalmente reconhecido para a Igreja.

8. As excelentes traduções das Institutas. Na língua inglesa, assim como em outros principais idiomas, háexcelentes versões acadêmicas das Institutas que fornecem versões legíveis de seu trabalho. Issosignifica que, embora a sua escrita foi realizada há séculos atrás num contexto histórico e culturalbastante diferente do que pastor que lê Calvino hoje, a linguagem e os argumentos de reformador sãogeralmente acessíveis a um leitor crítico de sua obra hoje. Um pastor que lê Calvino encontrará o seuvocabulário e precisão teológica substancialmente aprimorados pelo esforço de ler regularmenteCalvino como parte de sua preparação para sermões ou como um aspecto de seu ensino dentro de suascomunidades eclesiais.

9. Os contornos facilitados, índices e comentários disponíveis para apoiar o estudo do magnum opus deCalvino. Em vários idiomas importantes, muitas ferramentas de apoio úteis estão disponíveis paraajudar um pastor que escolhe ler e estudar a teologia de Calvino. Na língua inglesa, a tradução de FordLewis Battles é uma ferramenta magistral para dominar o pensamento de Calvino. Nisso, as Institutas são delineadas em todos os quatro livros. Os índices incluem um aparato bíblico completo, bem comoum excelente índice dos autores teológicos a que Calvino se referiu e, em muitos casos, dependeu eutilizou para expor as suas ideias. O principal uso das Escrituras por Calvino é manifestamente evidente,bem como seu profundo respeito pela teologia de Santo Agostinho. Um pastor faria bem em consultar oíndice bíblico nas Institutas sobre uma passagem que ele está preparando para pregar ou ensinar paraobter uma visão adicional do texto. É também um exercício útil ver como Calvino interpreta um textoem seus comentários e depois considera as ênfases adicionais que ele oferece sobre a passagem nasInstitutas. A disciplina de consultar os escritos de Calvino a respeito de um texto específico oferecerásatisfatoriamente as aplicações do texto e possibilitará maior domínio de sua maior importânciateológica, tornando, assim, o pastor um pregador e expositor mais eficaz das Escrituras.

10. O impacto que a teologia de Calvino nas Institutas teve na redação e interpretação das confissõesreformadas. A tradição reformada procurou organizar e codificar a sua fé resumindo a sua teologia emconfissões e catecismos. As Institutas de Calvino eram uma fonte rica de insights teológicos para osautores dessas grandes ferramentas teológicas que permanecem em uso nas igrejas reformadas detradição reformada. A leitura das Institutas pelos pastores, muitas vezes, esclarecerá e corroborará comas ênfases encontradas nesses documentos confessionais. Os pastores que amam as confissões de suaigreja, encontrarão ajuda para ensinar esses documentos de maneira mais eficaz pelo domínio dateologia de Calvino.

Mas, finalmente, e acima de tudo, devemos reconhecer a fidelidade bíblica da teologia deCalvino. Calvino estava comprometido com uma reforma de acordo com a Palavra de Deus. Assim, asInstitutas conduzem seu leitor a um amor pelas Escrituras e um desejo de obedecer às Escrituras “pronta e sinceramente”, como diz o lema pessoal de Calvino. Um pastor que deseja ser um homem fiel à Deus, pregando fielmente as Escrituras à sua congregação, será grandemente auxiliado nesse objetivo,mantendo as Institutas de Calvino uma parte regular de suas disciplinas espirituais e teológicas.

Peter Lillback (PhD, Westminster Theological Seminary) é presidente e professor de teologia histórica ehistória da igreja no Westminster Theological Seminary. Dr. Lillback é o co-editor de Thy Word is StillTruth: Essential Writings on the Doctrine of Scripture from the Reformation to Today

Thy Word is StillTruth: Essential Writings on the Doctrine of Scripture from the Reformation to Today .Extraído de: CredoMag - acessado em 6 de Agosto de 2018.

Traduzido por Ewerton B. Tokashiki

Fonte: Academia Rev. Ewerton B. Tokashiki



Sobre o autor: Peter A. Lillback

Dr. Peter A. Lillback é presidente e professor de teologia histórica e história da igreja no Westminster Theological Seminary, na Filadélfia. Ele é autor de The Binding of God.

Print Friendly and PDF

Tag: Teologia Reformada

Vizualizações: 544

Última atualização: 14/08/2020 6:26:00



Comentários


Envie seu comentário!





Leia Também...


19/05/2018 11:43:36

Confissão Belga (1561)

ARTIGO 1 O ÚNICO DEUS   Todos nós cremos com o coração e confessamos com a boca [1] que há um só Deus [2], um único e simples ser espiritual3. Ele é eterno [4], incompreensíve [5] invis...

28/04/2022 6:46:00

POR QUE DEVERÍMOS SER ZELOSOS NO EXAME DE CANDIDATOS A MEMBROS?

É esperado que a Igreja Visível cresça numericamente. Ela aumentará tanto pelas famílias da aliança e seus descendentes, como por conversões de pessoas que não têm convivência com a igreja local. Este d...

28/04/2022 7:01:00

Identidade Reformada e Confessionalidade

Introdução Uma das características originais da tradição reformada foi a sua confessionalidade. Nos séculos 16 e 17, os reformados, mais do que outras tradições...

Pensamento Reformado:

“Feliz é quem entende que embora o evangelho traga uma coroa no fim da carreira, ele também trás uma cruz para o caminho.”