A VIDA INTELECTUAL CRISTÃ

Por: Instituto Reformado Santo Evangelho

A vocação intelectual cristã não admite o “mais ou menos”, todos nós que assumimos a posição de um intelectual temos, obrigatoriamente, de nos entregar completamente. Consagrada ao Deus da verdade em sua totalidade, a nossa vida é dEle em todas as situações que ela integra. Diante de qualquer trabalho, devemos dizer: — “É meu dever fazê-lo, logo é também meu dever fazê-lo muitíssimo bem, já que o que não se acaba não é. Na medida em que eu fizer mal, eu falharei na vida, tendo desobedecido ao Senhor e faltado a Igreja. Nessa medida eu renuncio a minha vocação. Ter uma vocação é ter a obrigação do perfeito (2 Timóteo 3:16, 17)”.

Não existe tal coisa como a observância parcial da vocação intelectual cristã, porque o Fruto do Espírito Santo é impartível, não divisível. É preciso consagrar a vida inteira: — “cada pensamento e ação, cada palavra, trabalho e silêncio, a Cristo, se se deseja viver a vontade de Deus”.

A vocação intelectual cristã é essencialmente sacramental. Por “sacramento”, no sentido em que aqui é empregada a palavra, quer dizer, da maneira mais específica “mistério”, que alude a Deus manifestando sua vida, glória e poder e sua revelação à mente e ao coração humano. O mistério da bondade de Deus é o fundamento e a medida do conhecimento do homem; é de imediato o objeto (o locus) de seu estudo e devoção. No contexto de tais mistérios, o intelecto e a vontade humana são livres para prosperar e se submeter porque estão sendo cumpridos em circunspecção diante do que é incircunscritivelmente indescritível: — “A transcendência infinita de Deus, que com o tempo se Encarna (João 1:14; Hebreus 1:1 – 4; Colossenses 2:9)”. Isto é, o intelecto e a vontade humana são livres para desenvolver–se e conformar–se porque estão sendo preparados em ponderações diante do que é ilimitadíssimo, inexprimível e extraordinário, a Encarnação do Verbo; em que Deus Pai fala pelo Filho por obra do Espírito Santo através das Escrituras Sagradas (Hebreus 1:1).



Sobre o autor: Instituto Reformado Santo Evangelho

O Instituto Reformado Santo Evangelho (IRSE) é associado à World Reformed Fellowship (WRF) e conveniado à Vox Dei American University (VDAU). Seminário comprometido com o ensino superior dentro da tradição confessionalmente reformada e preparatório para o ministério pastoral; tendo como objetivo principal a formação de Ministros para a Igreja, bem como desenvolver a pesquisa e os conhecimentos no campo da Teologia e Educação em Geral. O IRSE é uma instituição de Ensino Teológico, Pesquisa, Extensão e Cultura. Adepto do Puritanismo, da Reforma Adicional (Nadere Reformatie), dos Padrões de Westminster (Westminster Standards) e das Três Formas da Unidade (ou Padrões da Unidade), da Lei Bíblica da Adoração – LBA (Princípio Puritano da Adoração – PPA ou Princípio Regulador do Culto – PRC), inscrito sob o CNPJ número 29.880.054/0001 – 70.

Acesse o site: https://santoevangelho.com.br

Print Friendly and PDF

Tag: Devocional Semanal

Vizualizações: 312

Última atualização: 13/12/2023 6:25:00



Comentários


Envie seu comentário!





Leia Também...


22/06/2021 6:47:00

Quem Jesus foi realmente?

Nem todos os que hoje se consideram cristãos aceitam que Jesus, foi e fez o que os Evangelhos nos dizem. Em 1994 uma pesquisa. revelou que 87% dos americanos acreditavam que Jesus ressuscitou literalmente dos mortos. Três anos depois, a pesquisa descobriu...

15/10/2021 6:36:00

Um Olhar Mais Detido ao Criacionismo Histórico

Introdução   Muitos líderes populares em anos recentes endossaram a interpretação de John Sailhamer a respeito da criação, co...

08/06/2021 6:10:00

Será que Deus ama o pecador e odeia apenas o seu pecado?

“Arrependam-se ou pereça” exige que as pessoas ponderem seriamente acerca do slogan popular: “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador.” É necessário haver um arrependimento consistente diante da afirmação “...

Pensamento Reformado:

“Feliz é quem entende que embora o evangelho traga uma coroa no fim da carreira, ele também trás uma cruz para o caminho.”