A redescoberta dos puritanos no século XX

Por: Ewerton B. Tokashiki

Os puritanos foram redescobertos indiretamente pela pregação e textos de Charles H. Spurgeon. O príncipe dos pregadores herdou de seu pai uma grande biblioteca, contendo muitas obras dos puritanos. No entanto, ele se preocupou mais em fazer conhecida a mensagem do que a história, o pensamento e obras dos puritanos. A tarefa de trazer o movimento ao público do século XX foi realizada por D.M. Lloyd-Jones e Iain H. Murray.

David Martyn Lloyd-Jones (1899–1981) foi um pastor galês, que por quase 30 anos ministrou na Capela de Westminster em Londres. Ele foi influente no despertamento calvinista do movimento evangélico britânico no século XX, na popularização no método expositivo de pregação e na redescoberta da teologia puritana.

Iain H. Murray serviu como pastor auxiliar de D. Martyn Lloyd-Jones na Capela de Westminster (1956–59) e, posteriormente, na Capela Grove em Londres (1961–69) e na Igreja Presbiteriana St. Giles, Sydney, Austrália (1981–84). Em 1957, ele e Jack Cullum fundaram a editora The Banner of Truth Trust, da qual ele continua sendo um administrador.

A editora The Banner of Truth Trust promoveu a reedição de muitas obras completas, biografias e monografias dos puritanos. O saudoso e querido Bill Barclay que serviu como missionário no Brasil fundou a PES, sendo a primeira editora a publicar textos dos puritanos em nosso país. Atualmente diversas editoras têm publicado desde sermões, biografias, textos resumidos a alguns volumes completos dos puritanos. Recentemente a editora Defesa do Evangelho lançou o curso em vídeo [com 2 livros-textos] do Joel R. Beeke de “Introdução aos Puritanos”. Um excelente material!

A biblioteca do Puritan Reformed Theological Seminary possui o maior acervo de fontes primárias dos puritanos. Dentre elas algumas raridades como um exemplo original da primeira edição e impressão da Confissão de Fé de Westminster. 

Os Simpósio Os Puritanos estará realizando a sua 29o. conferência em 2022. Todos os anos disponibilizam durante o evento uma livraria com literatura puritana e demais reformados. Além de palestras sobre o puritanismo.

Creio que será de grande proveito que você leia, conheça e, por si mesmo, descubra a riqueza da piedade puritana. Há muita distorção e maledicência, seja criterioso e examine. Tenho certeza que você terá uma experiência enriquecedora.

Obs.* A Nadere Reformatie Publicações tem publicado excelentes textos dos puritanos em Kindle.



Sobre o autor: Ewerton B. Tokashiki

Pastor na Igreja Presbiteriana de Cerejeiras (2000-2005 [6 anos]); na Primeira Presbiteriana de Porto Velho (2006-20016 [11 anos])
Leciono disciplinas teológicas desde 1998 em diferentes instituições
Assistente de direção e bibliotecário no Seminário Teológico Presbiteriano JMC [2017-2018]
Pastor na Primeira Igreja Presbiteriana de Teófilo Otoni [2019]
Escritor e tradutor


Sites e blogs do autor: 

Família da Aliança

Estudantes de Teologia

REFORMADOS DO SÉCULO XVI

Traductione Reformata

Print Friendly and PDF

Tag: Teologia Reformada

Vizualizações: 315

Última atualização: 15/03/2023 6:38:00



Comentários


Envie seu comentário!





Leia Também...


11/08/2020 16:31:00

O Divórcio Bí­blico

Crente pode se divorciar? Como a Bíblia trata a questão do casamento, divórcio e novo casamento? Será que um cristão autêntico pode, depois de um divórcio, se casar novamente? A Bíblia permite um novo casamento p...

03/05/2022 6:36:00

Quando o Pastor Presbiteriano não cumpre seus votos de ordenação

Uma das perguntas feitas ao candidato ao Sagrado Ministério, bem como aos candidatos ao presbiterato e ao diaconato, é esta: “Recebeis e adotais sinceramente a Confissão de Fé e os Catecismos desta...

24/06/2021 23:09:00

O que eu perco quando perco o culto?

Você pode imaginar a sua vida sem culto? Você consegue imaginar a sua vida sem se reunir regularmente com o povo de Deus, para adorá-lo em conjunto? O culto corporativo é um dos grandes privilégios da vida cristã. E talvez ele sej...

Pensamento Reformado:

“Feliz é quem entende que embora o evangelho traga uma coroa no fim da carreira, ele também trás uma cruz para o caminho.”