Carta de João Calvino a Nicholas Duchemin [1528]

Por: João Calvino

CARTA 1 - PARA NICHOLAS DUCHEMIN

CALVINO NA UNIVERSIDADE DE ORLEANS – SUAS PRIMEIRAS
AMIZADES – ELE É CHAMADO DE VOLTA À NOYON PELA DOENÇA DE SEU PAI.


Noyon, 14 de maio de 1528.

Como eu não acho que tenhas sido até agora corretamente informado dos motivos e circunstâncias peculiares que colocaram minha pontualidade em questão, deves pelo menos estar dispostos a admitir, que até agora tens me conhecido por ser uma pessoa por demasiado atenta, para não dizer problemática, com a frequência de minha correspondência. Tampouco tem a minha fidelidade sido tão dolorosamente posta em perigo a ponto de me deixar completamente inexcusável. Pois depois de calma consideração, cheguei a esta conclusão em minha própria mente, que toda a estima que tinhas concebido por mim durante uma longa convivência e relacionamento diário, não poderia desaparecer em um único momento, e que certa gentil cortesia, bem como sagacidade, é tão parte de tua natureza, que nada desejais imprudentemente presumir. Esta consideração faz-me sentir confiante de que eu possa ser restaurado ao teu favor, se é que algo tenha sido perdido. Receba agora, rogo-te, em poucas palavras, a causa desse atraso. A promessa feita na minha partida, de que eu voltaria em um curto espaço de tempo, embora fosse o meu desejo cumpri-la, me manteve o tempo todo em estado de expectativa. Porque quando eu estava seriamente com a intenção de retornar a ti, a doença do meu pai ocasionou a demora. Mas depois, quando os médicos deram alguma esperança de sua restauração à boa saúde, então não pensei em nada mais que o ansioso desejo de reunir-me a ti, ao qual eu estava anteriormente mui fortemente inclinado, mas que foi ainda mais aumentado depois de um intervalo de alguns dias. Enquanto isso, minha espera neste dever foi prolongada, até que finalmente não restasse nenhuma esperança de recuperação, e a aproximação da morte é certa. Aconteça o que acontecer, ver-te-ei novamente.

Dê minhas lembranças ao Francis Daniel, ao Philip, e a toda sua família.
Você já colocou o seu nome entre os professores de literatura? Veja que tua modéstia não imponha indolência sobre ti. - Adeus, querido Duchemin, meu amigo mais querido que a minha vida.

[Cópia do Latim - Biblioteca de Berna. Volume 450.]

Extaído de Letters 1528-1545 - Selected Works of John Calvin (Albany, Ages Software, 1998), vol. 4, pp. 29-30.
Tradução em 19 de Março de 2014.

Tradutor: Rev. Antônio dos Passos Pereira Amaral, ministro presbiteriano, pastor efetivo na Igreja Presbiteriana de Lagoa Santa; professor de teologia e hermenêutica na Escola Bíblica Central do Brasil/Lagoa Santa-MG; Bacharel em Teologia e Missilogia pela Escola Superior de Teologia e Estudos Transculturais/Montes Claros-MG (2003), Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/São Paulo-SP (2013), cursando Mestrado (MDiv) em Teologia Histórica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper/SP.

Fonte: REFORMADOS DO SÉCULO XVI



Sobre o autor: João Calvino

João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509 — Genebra, 27 de maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Aos 14 anos foi estudar em Paris preparando-se para entrar na universidade. Estudou gramática, filosofia, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. Em 1523 foi estudar no famoso Colégio Montaigu. Em 1528, com 19 anos, iniciou seus estudos em Direito e, depois, em Literatura. Em 1532 escreveu seu primeiro livro, um comentário à obra De Clementia de Sêneca. Em 1533, na reabertura da Universidade de Paris, escreveu um discurso atacando a teologia dos escolásticos e foi perseguido. Possivelmente foi neste período 1533-34 que Calvino se converteu, por influência de seu primo Robert Olivétan.

Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, que continua até hoje. Portanto, a forma de protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecida por alguns pelo nome calvinismo, embora o próprio Calvino tivesse repudiado contundentemente este apelido. Esta variante do protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos.

Nascido na casa dele , ao norte da França, foi batizado com o nome de Jehan Cauvin. A tradução do apelido de família "Cauvin" para o latim Calvinus deu a origem ao nome "Calvino", pelo qual se tornou conhecido. Calvino foi inicialmente um humanista. Nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja Católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, pregando em igrejas e acabando por ser reconhecido por muitos como "padre". Vítima das perseguições aos huguenotes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra tornou-se definitivamente num centro do protestantismo europeu e João Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça.[1]

Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade. Para muitos historiadores, Calvino terá sido para o povo de língua francesa aquilo que Lutero foi para o povo de língua alemã - uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma retórica mais direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana.

Segundo Bernard Cottret, biógrafo francês de Calvino: "Quando se observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já num imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino, o filósofo pré-cartesiano, precursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo".

Print Friendly and PDF

Tag: Cartas de João Calvino

Vizualizações: 644

Última atualização: 01/08/2020 16:41:00



Comentários


Envie seu comentário!





Leia Também...


24/06/2021 23:09:00

O que eu perco quando perco o culto?

Você pode imaginar a sua vida sem culto? Você consegue imaginar a sua vida sem se reunir regularmente com o povo de Deus, para adorá-lo em conjunto? O culto corporativo é um dos grandes privilégios da vida cristã. E talvez ele sej...

10/07/2021 6:01:00

A França Antártica: primeira presença calvinista no Brasil

No início da sua história, o Brasil foi alvo do interesse político e econômico de diversas nações européias, entre elas a França. Assim, em novembro de 1555 uma expedição comandada pelo vice-almirante...

13/08/2020 21:25:00

Os Artigos de Lausanne

Questões a serem discutidas em Lausanne na nova província de Berna em 1 de Outubro de 1537 I A Sagrada Escritura ensina apenas uma maneira de justificação, que é pela fé em Je...

Pensamento Reformado:

"O cristão deve ser uma doxologia viva"