POR QUE CRISTO VEIO AO MUNDO E QUAL O PROPÓSITO DE SUA MORTE?

Por: John Owen

O próprio Cristo nos disse porque veio ao mundo. Ele disse: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc 19.10). Numa outra ocasião Ele disse que o Filho do homem viera para “dar sua vida em resgate de muitos” (Mc 10.45).

O apóstolo Paulo também afirmou, claramente, porque Cristo veio ao mundo: “O qual [Jesus Cristo] se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau” (Gl 1.4). ” … Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1Tm 1.15). “O qual [Jesus Cristo] se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras” (Tt 2.14).

A partir destas afirmações, está claro que o propósito da morte de Cristo foi:

  • salvar as pessoas do pecado,
  • libertar as pessoas do mundo mau, tornar as pessoas puras e santas,
  • criar pessoas que façam boas obras.

Outras passagens bíblicas explicam o que Jesus Cristo realmente fez em sua morte. Há cinco coisas que podemos notar:

  1. As pessoas são reconciliadas com Deus através dela: Romanos 5.1: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
  2. As pessoas são perdoadas e justificadas através dela: Romanos 3.24: sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.
  3. As pessoas são purifica das e santificadas através dela: Hebreus 9.14: muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
  4. As pessoas são adotadas como filhos de Deus através dela: Gálatas 4.4–5: vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
  5. As pessoas recebem glória e vida eterna através dela: Hebreus 9.15: Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.

A partir de todas estas evidências, o ensino da Bíblia é claro: o propósito da vinda de Cristo foi (e realmente cumpre tal propósito) trazer perdão ao homem, no tempo presente, e glória no porvir.

FONTE: Este texto foi extraído e adaptado de Por quem Cristo morreu?, escrito por John Owen.

Via blog: Entendes o que Lês?



Sobre o autor: John Owen

John Owen (Stadhampton, 1616 – Ealing, 24 de Agosto de 1683) é, por consenso, o mais bem conceituado teólogo puritano, e muitos o classificariam, ao lado de João Calvino e de Jonathan Edwards, como um dos três maiores teólogos reformados de todos os tempos. Também foi administrador acadêmico da Universidade de Oxford.

Print Friendly and PDF

Tag: Teologia Sistemática

Vizualizações: 1204

Última atualização: 23/07/2021 6:15:00



Comentários


Envie seu comentário!





Leia Também...


27/05/2018 23:14:00

Somos uma igreja Presbiteriana

O sistema de governo presbiteriano significa que somos governados pelos presbíteros. Não somos congregacionais (onde todos decidem pelo voto direto), nem episcopais (onde apenas um superior decide sobre os demais). Somos uma igreja regida representativamente pelos presbíteros...

17/06/2021 6:11:00

A Crítica da Forma - o método de Rudolf Bultmann

No mesmo ano[1] em que Karl Barth publicou o seu comentário aos Romanos, também apareceram dois livros também na área dos temas neotestamentários que anunciavam uma nova mudança nos estudos críticos....

01/08/2020 16:43:00

A carta de João Calvino para Martinho Lutero [1545]

21 de Janeiro de 1545 Ao mui excelente pastor da Igreja Cristã, Dr M. Lutero,[1] meu tão respeitado pai. Quando disse que meus compatriotas franceses,[2] que muitos deles foram tirados da obscuridade do Papado...

Pensamento Reformado:

"O cristão deve ser uma doxologia viva"