O que é teologia do pacto?
Por: J. Ligon Duncan
A teologia do pacto é o Evangelho posto no contexto do plano eterno de Deus da comunhão com o seu povo, e o seu desenvolvimento histórico nos pactos das obras e graça (ou mesmo que nas várias etapas progressivas do pacto de graça). A teologia do pacto explica o significado da morte de Deus à luz da plenitude do ensino bíblico sobre os pactos divinos, respalda de maneira fundamental o nosso entendimento da natureza e uso dos sacramentos, e provê a explicação mais completa possível dos fundamentos da nossa segurança.
Em outras palavras, a teologia do pacto é a maneira que a Bíblia tem de explicar e aprofundar o nosso entendimento da: (1) a expiação [o significado da morte de Cristo]; (2) a segurança [a base da nossa confiança da comunhão com Deus e o desfrute de suas promessas]; (3) os sacramentos [sinais e selos das promessas pactuais de Deus – o que são e como funcionam]; (4) a continuidade da história redentora [o plano unificado da salvação de Deus]. A teologia do pacto também é uma hermenêutica, uma aproximação ao entendimento da Escritura – uma ênfase que intenta explicar biblicamente a unidade da revelação bíblica.
Quando Jesus quis explicar aos seus discípulos o significado de sua morte, recorreu à doutrina dos pactos (veja Mt 26, Mc 14, Lc 22, 1 Co 11). Quando Deus quis assegurar à Abraão a certeza de sua palavra da promessa, recorreu ao pacto (Gn 12, 15, e 17). Quando Deus quis apartar ao seu povo, impactar a sua obra em suas mentes, revelando-se tangivelmente em amor e misericórdia, e confirmar a sua herança futura, recorreu aos sinais pactuais (Gn 17, Êx 12, 17, e 31, Mt 28, At 2, Lc 22). Quando Lucas quis mostrar aos primeiros cristãos que a vida e ministério de Jesus foram o cumprimento dos antigos propósitos de Deus para o seu povo escolhido, apelou aos pactos e citou a profecia de Zacarias que mostra que os crentes nos mesmos primeiros dias do ‘movimento de Jesus’ entenderam a Jesus e a sua obra messiânica como um cumprimento (não como um ‘Plano B’) do pacto de Deus com Abraão (Lc 1:72-73). Quando o salmista e o autor de Hebreus quiseram mostrar como o plano redentor de Deus é um plano ordenado e sobre qual base se desenvolveu na história, recorreram aos pactos (veja Sl 78, 89, e Hb 6-10).
A teologia do pacto não é uma resposta ao dispensacionalismo. Ela existe muito antes que os rudimentos do dispensacionalismo clássico fossem organizados no século XIX. A teologia do Pacto não é uma desculpa para o batismo de crianças, muito menos um mero convencionalismo para justificar ênfase particular dos sacramentos (ou a paedocomunia moderna e a regeneração batismal). A teologia do pacto não é sectária, pelo contrário, ela é um enfoque ecumênico reformado em relação ao entendimento da Bíblia, desenvolvido no surgimento da Reforma magisterial, mas com raízes que se estendem até aos primeiros dias do cristianismo católico e historicamente apreciado em todas as várias ramificações da comunidade reformada (batistas, congregacionais, independentes, presbiterianos, anglicanos e reformados). A teologia do pacto não se pode reduzir a servir meramente como a justificação para alguma visão particular dos filhos no pacto (a sucessão pactual), ou para um certo tipo de escatologia, ou para uma filosofia específica de educação (seja o homeschool, as escolas cristãs, ou as escolas clássicas). A teologia do pacto é maior do que essas coisas. Ela é mais importante do que elas.
“A doutrina do pacto se encontra na raiz de toda verdadeira teologia. Se diz que quem entende bem a distinção entre o pacto das obras e o pacto de graça, tem um mestrado em teologia. Estou convencido de que a maioria dos erros que os homens cometem com respeito às doutrinas da Escritura se baseiam em erros fundamentais com respeito ao pacto da lei e da graça. Que Deus nos conceda agora o poder para instruir, e a vocês a graça para receber uma instrução sobre este vital assunto”. Quem disse isto? Charles H. Spurgeon - o grande pregador batista inglês! Ele é, na verdade, um homem que se fora de nossa suspeita de ministrar secretamente uma visão presbiteriana dos sacramentos às desprevenidas massas evangélicas.
A teologia do pacto frui da vida e obra trinitária de Deus. A comunhão pactual de Deus conosco está moldada, e é um reflexo, das relações intratrinitárias. A vida compartilhada, a comunhão entre as pessoas da Santíssima Trindade, o que os teólogos chamam de perichoresis, ou circumincessio, é o arquétipo da relação que o misericordioso Deus do pacto compartilha com o seu povo eleito e remido. Os compromissos de Deus no pacto eterno da redenção encontram a sua realização no espaço-tempo no pacto de graça.
Traduzido por Rev. Ewerton B. Tokashiki
Porto Velho, 29 de Julho de 2016.
Sobre o autor: J. Ligon Duncan
Ligon Duncan é o Chanceler / CEO do Seminário Teológico Reformado e o Professor John E. Richards de Teologia Sistemática e Histórica. Ligon nasceu em Greenville, SC, e foi criado na casa de um presbítero da oitava geração. Formado em 1983 pela Furman University (BA History), recebeu o M.Div. e Mestrado em Teologia Histórica do Covenant Theological Seminary. Ele ganhou o Ph.D. da Universidade de Edimburgo, New College, Escócia, em 1995 (sob a supervisão do renomado estudioso de Reforma e Patrística, David F. Wright). Enquanto estava na Escócia, ele também estudou Teologia Sistemática na Faculdade da Igreja Livre da Escócia (atualmente Seminário Teológico de Edimburgo) com o Professor Donald Macleod.
A experiência pastoral de Ligon começou nos seus vinte anos, enquanto estava no seminário. Aos 24 anos, ele foi licenciado para pregar pelo Calvary Presbytery (PCA) e, desde então, tem pregado nas igrejas presbiteriana, reformada holandesa, batista, congregacional, anglicana, metodista e independente (incluindo PCA, ARP, EPC, OPC, Congregações da RPCNA, PC (EUA), CRC, RCA, URCNA, igrejas afiliadas à Convenção Batista do Sul, bem como vários grupos batistas reformados e grupos evangélicos anglicanos). Enquanto estava na Grã-Bretanha, Duncan forneceu púlpitos nas congregações da Igreja da Escócia e da Igreja Livre da Escócia, bem como nas igrejas da Associação Presbiteriana da Inglaterra (agora denominada Igreja Evangélica Presbiteriana da Inglaterra e do País de Gales). Seu ministério pastoral agora abrange três décadas e quatro congregações: A Igreja Presbiteriana do Convênio de St. Louis, Missouri; Igreja Presbiteriana da Trindade, Jackson, Miss .; Primeira Igreja Presbiteriana, Yazoo City, Miss .; e histórica Primeira Igreja Presbiteriana, Jackson, Miss., onde serviu quase 18 anos.
Aos 28 anos, Ligon foi eleito para a faculdade do Seminário Teológico Reformado (RTS). Em 1990, Duncan foi ordenado na Igreja Presbiteriana da América (PCA) e começou a lecionar na RTS, Jackson, Miss., Onde se tornou presidente do departamento de teologia sistemática, e John R. Richardson, professor de teologia. Ao longo do tempo na RTS, ele lecionou regularmente em três campi (Jackson, Charlotte e Orlando) e ensinou todos os principais cursos de Teologia Sistemática, Ética Pastoral / Social, Apologética, História da Filosofia e Pensamento Cristão, Teologia da Aliança, Patrísticas, Evangelismo, Adoração, História da Igreja, Teologia Filosófica, Teologia Escocesa, Teologia Contemporânea e Teologia dos Padrões de Westminster. Ele deixou seu cargo de tempo integral na RTS para se tornar Ministro Sênior da histórica Primeira Igreja Presbiteriana (1837) em Jackson, Miss., Em 1996, e serviu até 2013, enquanto continuava a ensinar na RTS como adjunto. Retornou ao corpo docente regular da RTS em 2012 e tornou-se Chanceler / CEO da RTS em 2013.
Ligon é autor, co-autor, editado ou contribuiu para mais de 35 livros, incluindo The Underestimated Gospel (B&H, 2014), The Unadjusted Gospel (Crossway, 2014), Gospel Clarity: Challenging the New Perspective on Paul (com Bill Barcley) (Evangelical Press, 2011), Crianças e a Ceia do Senhor (Mentor, 2011), Batismo e Ceia do Senhor (Crossway, 2011), Responsáveis ​​pelo Evangelho (Crossway, 2010), Perspectivas sobre a adoração cristã (B&H, 2009), Does A graça cresce melhor no inverno? (P&R, 2009), Não tema (Christian Focus, 2008), Ministério da Mulher na Igreja Local (Crossway, 2006), Devemos deixar nossas igrejas (P&R, 2004), A Confissão de Westminster no século II: Ensaios em memória de 350º aniversário da Assembléia de Westminster, (Mentor, 2003, 2004, 2009), Louve a Deus: Uma Visão para Reformar a Adoração (P &
Duncan é um clérigo ativo e está envolvido nos presbitérios e assembléias gerais da PCA de várias maneiras por muitos anos. Ele foi nomeado para o Comitê de Planejamento Estratégico da PCA, fazia parte do Comitê de Salmodia da PCA, atuou nos Comitês da GA de Comissários do Seminário de Pacto, MNA e Contas e Aberturas. Ele foi Presidente do Comitê de Credenciais do Presbitério do Vale do Mississippi, Vice-Presidente do Comitê de Estudo de Criação da PCA, no Comitê de Pesquisa para Coordenador de Ministérios da Universidade Reformados, e atuou duas vezes como Presidente do Comitê de Exame Teológico da PCA GA. Duncan foi Moderador do Presbitério do Calvário (SC) e Moderador do Presbitério do Vale do Mississippi.
Juntamente com seus amigos Mark Dever, Al Mohler e CJ Mahaney (acompanhados por John Piper, John Macarthur e RC Sproul), Duncan co-fundou o Together for the Gospel ("T4G") em 2006. O T4G se tornou um importante catalisador para o jovem ressurgimento reformado. Ele é fundador e presidente da Reformed Academic Press e atua em vários conselhos / conselhos, incluindo o Conselho de Masculinidade e Feminilidade Bíblicas, Highland Theological College, The Gospel Coalition e Reformed African American Network. Ele é o presidente do Comitê da RUF Midsouth, que supervisiona o ministério do campus universitário em toda a região.
Duncan deu palestras e discursos acadêmicos amplamente, incluindo o seguinte: Universidade de Edimburgo, New College; o Colégio da Igreja Livre da Escócia (agora Seminário Teológico de Edimburgo); Rutherford House (Edimburgo, Escócia); Beeson Divinity School, Birmingham, Alabama; Universidade de Belhaven (Jackson, MS), Colégio Presbiteriano de Teologia, Melbourne, Austrália, Universidade de Chester, Inglaterra, reuniões nacionais e regionais da Sociedade Teológica Evangélica; as reuniões nacionais anuais da Sociedade Patrística da América do Norte; a reunião nacional anual da Social Science History Association (Atlanta, GA, 1994); Seminário Teológico Internacional (de LA, CA em Hong Kong); ele deu as Palestras Mullins no Seminário Teológico Batista do Sul (Louisville, KY, 2004), as Palestras den Dulk,
Ligon e sua esposa Anne têm dois adolescentes e residem em Jackson, Miss.
Fonte: https://ligonduncan.com/about-ligon-duncan/