O objetivo da Teologia

Por: Michael F. Bird

A mais significativa razão pela qual a teologia torna-se necessária é porque ela tem um benefício particular para os crentes e suas comunidades. Na generosa e poética abertura da carta de Paulo aos Efésios, o apóstolo ora por eles: “Eu continuo pedindo que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, possa dar-lhes o Espírito de sabedoria e revelação, para que vocês possam conhecê-lo melhor ” (Ef 1.17, itálico adicionado). Observe que o objetivo de nossa instrução nas Escrituras e o propósito do nosso exame da fé cristã é conhecer melhor a Deus, para que possamos crescer em nosso conhecimento de Deus e abundar em discernimento e intimidade. Isso foi expresso de modo mais apropriado por Anselmo, que falou de uma “fé que busca entendimento” (fides quaerens intellectum). Isso não significa tentar substituir a fé pela doutrina; em vez disso, significa algo como buscar um conhecimento mais profundo de Deus através da fé informada pelo aprendizado – não um conhecimento puramente cognitivo, mas um crescimento para um relacionamento mais próximo com alguém que nos ama.

A teologia é nossa tentativa de aprofundar o nosso relacionamento com Deus, por ter um conhecimento mais profundo com sua pessoa e obra. Ao nos envolvermos num estudo teológico planejado, aspiramos nos tornar “maduros e plenamente seguros” (Cl 4.12) e, assim, “verdadeiramente [compreendemos] a graça de Deus” (Cl 1.6). Inácio de Antioquia, bispo e mártir da igreja, instruiu aos crentes em Magnésia com estas palavras: “Portanto, estejam ansiosos por estarem firmados nos preceitos do Senhor e dos apóstolos, a fim de que, em tudo quanto possam prosperem física e espiritualmente, na fé e no amor, no Filho e no Pai e no Espírito, no princípio e no fim” [Ignatius, Magn. 13.1.]. Se quisermos prosperar e crescer espiritualmente, é necessário estarmos ancorados, enraizados e ancorados nos ensinamentos que foram entregues por Jesus e pelos apóstolos.

Leitura recomendada:
1. Grenz, Stanley J., and Roger E. Olson. Who Needs Theology? An Invitation to the Study of God. Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1992.
2. McGrath, Alister E. The Passionate Intellect: Christian Faith and Discipleship of the Mind. Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 2010.
3. Migliore, Daniel. Faith Seeking Understanding: An Introduction to Christian Theology. Grand Rapids: Eerdmans, 1991, pp. 2–7.
4. Welker, Michael, and Cynthia A. Jarvis, eds. Loving God with Our Minds: The Pastor as Theologian. Grand Rapids: Eerdmans, 2004.

Michael F. Bird, Evangelical Theology – A Biblical and Systematic Introduction, in loci, 1.4.2 [EPUB]
Traduzido por Ewerton B. Tokashiki

Fonte: Seminário JMC



Sobre o autor: Michael F. Bird

O Dr. Michael Bird (Ph.D University of Queensland) é professor de Teologia no Ridley Melbourne College of Mission and Ministry. Ele é autor de vários livros, incluindo Jesus e as origens da missão gentia (2006), A justiça salvadora de Deus (2007), Uma visão panorâmica de Paulo (2008), Colossenses e Filêmon (2009), Crossing Over Sea e terra: atividade missionária judaica no período do segundo templo (2009), e você é quem deve vir? O Jesus histórico e a questão messiânica (2009).

Print Friendly and PDF

Tag: Teologia Sistemática

Vizualizações: 570

Última atualização: 03/08/2020 14:19:00



Comentários


Envie seu comentário!





Leia Também...


04/11/2018 16:55:44

CONHECENDO AO SENHOR

Conhecer a Deus é o dever de todo o ser humano e muito mais para o Cristão. Todavia, podemos afirmar que é impossível conhecer a Deus por completo e de maneira exaustiva, por esse motivo é importante saber os meios nos quais Ele se revela. A...

14/08/2020 6:42:00

O Credo Apostólico

(com alterações) O chamado "Credo Apostólico" é uma das mais antigas declarações da fé cristã (c. de 1700 anos). O Credo resume, em 12 frases, o que os antigos crist&a...

03/10/2020 4:33:00

Sobre liberais, parasitas e neoliberais

O liberalismo teológico nasceu, alimentou-se e viveu como um parasita, usando o corpo, as energias, os recursos e a vida das organizações eclesiásticas fundadas e financiadas...

Pensamento Reformado:

“Feliz é quem entende que embora o evangelho traga uma coroa no fim da carreira, ele também trás uma cruz para o caminho.”