Lugar de Discípulo é na Igreja
Por: Ageu Cirilo de Magalhães Jr.
Nos últimos tempos Satanás conseguiu espalhar a mentira de que é possível ser cristão sem congregar com os irmãos. O verso que ele soprou no ouvido de muitos foi: “Deus não habita em santuários feitos por mãos humanas” (At 17.24).
De fato, Deus é um espírito imenso que não cabe em uma construção feita por homens. O sentido do versículo é este: Deus é onipresente, infinito, e não pode ser contido por construções humanas. Porém, note que foi este mesmo Deus que ordenou a construção do Tabernáculo e do Templo como locais em que manifestaria a sua presença de forma intensa entre o seu povo.
E Deus se agradava dos cultos realizados nestes locais santos. Os sacrifícios subiam a ele como “aroma agradável ao Senhor” (Lv 1). O povo de Deus também tinha prazer em adorar ao Senhor. O salmista expressou: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!” (Sl 84.1-4).
No Novo Testamento, o povo de Deus passou a adorá-lo não mais no Templo, mas em locais que pudessem acomodar os fiéis, como em cenáculos ou em casas (At 20.8, Rm 16.5). A Igreja passou a ser os próprios fiéis. Na linguagem de Pedro, “pedras que vivem”, os tijolos da verdadeira igreja, que é espiritual.
Assim, quando os discípulos de Cristo hoje se reúnem, ali está a Igreja. Mas é preciso se reunir. É preciso congregar. Na Igreja Primitiva os crentes congregavam todos os dias (At 2) e, no mínimo, uma vez por semana (At 20.7). Em Hebreus temos o alerta “Não deixemos de congregar…” (Hb 10.25). Então, não há justificativa para alguém que se diz convertido não congregar. Igreja é ajuntamento de fiéis, para louvar a Deus juntos, ter comunhão uns com os outros, exercitar dons, e ouvir a Palavra de Deus. Você pode fazer isso sozinho em casa? Não. “Congregar” é com mais pessoas. Igreja é corpo de Cristo, com vários membros (1Co 12).
Começa a surgir hoje a figura do “crente não praticante” ou “desigrejado”. Isso não existe. Ou você é crente, congregando com os irmãos, ou você está desviado. Se essa é a tua situação, volte rápido para os caminhos do Senhor, antes que ele pese a mão sobre a tua vida. Se é que já não está pesando. Retorne à tua igreja ou, se não for possível, procure uma igreja séria, que exponha a Palavra de Deus com fidelidade e cultue a Deus com reverência. Se quiser ajuda para procurar, me informe o nome da tua cidade que eu te ajudo. O importante é você voltar a congregar, voltar à companhia do povo de Deus, para receber as bênçãos que vem do Senhor.
Fonte: Resistência Protestante
Sobre o autor: Ageu Cirilo de Magalhães Jr.
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição;
Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie;
Mestre em Teologia Sistemática (M.Div.) pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper;
Mestrando em Liderança Cristã (M.A.) pelo CPAJ/Gordon College.
Blog: http://www.resistenciaprotestante.com.br/