A vocação de todo crente
Por: Daniel L. Petersen
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Rm 8.28)
Todo Cristão conhece, ou melhor, deveria compreender o significado da palavra “serviço”, todavia, seria quase impossível de ter um completo conhecimento da mesma se não tivermos uma clara consciência do que significa uma outra, a “vocação”.
Quando nos referimos a vocação, é importante entender que:
1° - Deus vocaciona no primeiro momento, o pecador para sua Igreja por meio de Cristo, portanto, vocação esta diretamente ligado a “Eleição” (pois o homem agora, vocacionado, é incapaz de resistir a tal convite ou chamado de Deus);
Somos chamados primeiramente então, para sermos santos, para comunhão, para salvação, para vivermos na luz e para vida eterna em Cristo.
“Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo de bondade e toda obra de fé, para que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo”. (2 Ts 1:11:12)
2° Toda pessoa que participa do Corpo de Cristo (Igreja), agora, é vocacionado também para servir.
É atravez do serviço que o Cristão desempenha seu papel como indivíduo único ao qual Deus prontamente o chamou, sustentou, e o preservou, para seus santos propósitos (Rm 8:30) onde Cristo é o objetivo direto e a Igreja uma comunidade cooperativa instituída primeiramente como um povo (Israel) e subsequentemente e mais especificamente em forma de comunidade (Igreja).
Temos então, que apartir desse ponto toda atividade digna exercida na perspectiva do propósito de Deus (1 Pe 1:15), é entendida como vocação. Desta forma, ou há uma totalidade do significado do servir na vida do Cristão ou tudo passará a ser uma perda desse mesmo significado no próprio sentido de viver.
Apesar de algumas funções terem um papel importante na jornada Cristã, todavia, toda a atividade é de igual importância para Deus, o que difere é em sua significação.
Todos os crentes são chamados pelo arrependimento e fé em Cristo para o seio da Igreja e são desta forma, vocacionados por Deus a servir, alguns, para funções específicas dentro da própria Igreja, outros para os mais diversos serviços, mas o objetivo é o mesmo: termos uma vida santa e agradável a Deus, segundo a sua vontade em todas as nossas relações, visando sempre a glória e o louvor do nosso Salvador Jesus Cristo.
Sobre o autor: Daniel L. Petersen
Gaúcho de São Leopoldo, casado com Liviane Garcia a mais de 12 anos. Pai das gêmeas Júlia e Rebeca, Cristão Reformado, membro da Igreja Presbiteriana Aliança Reformada. Apaixonado por aprender e ensinar. Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade UNIP Porto Velho e Licenciatura em Geografia pelo UniBF. Na áre de Tecnologia: Pós Graduado em Redes e Segurança da Informação pela Faculdade Porto Velho e Eng. de Software pela IPB (Instituto Pedagógico Brasileiro). Na área da Educação: Pós Graduado pelo Instituto Pedagógico Brasileiro nos cursos de Metodologia do Ensino da História e da Geografia, História do Brasil, Tutoria em Educação a Distância e Ensino Religioso. Na área Teológica: Pós Graduado no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper em Estudos Teológicos. Participou como professor nas classes de Catecúmenos, Panorama do Novo Testamento e Cosmovisão Cristã na EBDF na 1ª IPB Porto Velho. Atualmente Profº da Classe de Catecúmenos na Igreja Local.