A estratégia do contencioso

Por: Ewerton B. Tokashiki

Jesus nunca agradou a todos os seus ouvintes. Na verdade, ele não tinha essa intenção, nem se preocupava quando os fariseus, escribas, saduceus e as pessoas influenciadas por eles se ofendiam com o seu ensino. O compromisso de Cristo era com a verdade! Ele estava pregando o evangelho do reino de Deus e veio salvar àqueles que criam na Palavra de Deus.

 

Os adversários de Jesus, mesmo não achando nele o que acusar, tentando distorcer o que ele dizia. Sabemos que “os escribas e fariseus começaram a contestá-lo com veemência, fazendo perguntas a respeito de muitos assuntos, com o objetivo de tirar daquilo que ele dizia um motivo para o acusar” (Lc 11.53-54). Esta foi a estratégia deles até o dia da condenação de Cristo diante do sinédrio e de Pilatos. Eles usaram de meias verdade misturadas com meias mentiras, distorcendo o que o Senhor disse, e criando uma falsa narrativa a fim de torná-lo condenável.

 

O contencioso não se preocupa com a verdade. A amargura produz um desejo insaciável de destruição. É sabido que numa guerra a primeira coisa que morre é a verdade. E isto é um fato! O amor pelo próprio pecado leva o sujeito a odiar a verdade, a santidade e a justiça, bem como a desprezar quem vive essas virtudes e as ensina. Foi isso o que aconteceu com Cristo. Os líderes dos judeus tiveram a sua hipocrisia religiosa revelada, se viram denunciados pelo simples ensino de Cristo e para esconderem a sua vergonha acharam mais fácil desmoralizar o Mestre.



Sobre o autor: Ewerton B. Tokashiki

Pastor na Igreja Presbiteriana de Cerejeiras (2000-2005 [6 anos]); na Primeira Presbiteriana de Porto Velho (2006-20016 [11 anos])
Leciono disciplinas teológicas desde 1998 em diferentes instituições
Assistente de direção e bibliotecário no Seminário Teológico Presbiteriano JMC [2017-2018]
Pastor na Primeira Igreja Presbiteriana de Teófilo Otoni [2019]
Escritor e tradutor


Sites e blogs do autor: 

Família da Aliança

Estudantes de Teologia

REFORMADOS DO SÉCULO XVI

Traductione Reformata

Print Friendly and PDF

Tag: Teologia Pastoral

Vizualizações: 474

Última atualização: 26/12/2022 6:37:00



Comentários


Envie seu comentário!





Leia Também...


07/03/2022 6:48:00

A Igreja precisa de teologia?

Introdução e conceitos É comum ouvirmos que “a teologia mata a religião” ou que “a Igreja não precisa de teologia e, sim, de vida”. Serão verdadei...

13/07/2021 6:34:00

O Pecado Contra o Espírito Santo

A Sagrada Escritura menciona apenas um pecado que, nesta vida e na vida futura, é imperdoável: a blasfêmia contra o Espírito Santo. Não há referência a isso no Antigo Testamento, embora [devamos nos lembrar que] pelos pecad...

20/04/2023 6:38:00

Lugar de Discípulo é na Igreja

Nos últimos tempos Satanás conseguiu espalhar a mentira de que é possível ser cristão sem congregar com os irmãos. O verso que ele soprou no ouvido de muitos foi: “Deus não habita em santuários feitos por m&a...

Pensamento Reformado:

“Feliz é quem entende que embora o evangelho traga uma coroa no fim da carreira, ele também trás uma cruz para o caminho.”