Podemos celebrar a Ceia do Senhor pela internet?

Por: Frankle Brunno

A Palavra se fez carne e habitou entre nós. (João 1:14)

Durante essa pandemia global, muitas foram às esquisitices que surgiram no meio cristão. Dentre as várias bizarrices que surgiram, as mais chocantes sem dúvidas foram as realizações de Ceia e Batismo pela internet. As redes sociais foram transformadas em mediadores necessários para a realização dos Sacramentos. Muitos “pastores” deixaram claro que não conhecem os benefícios e as bênçãos de celebrar a Ceia do Senhor; isto é, celebrarmos a comunhão e ajuntamento dos santos. A certa altura, alguns podem até perguntar por que não podemos celebrar a Ceia do Senhor pela internet. E a razão para isto é simples, a própria Palavra de Deus "se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14). 

Posso ilustrar melhor dando um exemplo: o mesmo corpo que foi partido na crucificação pelo perdão de nossos pecados foi colocado pela primeira vez em uma manjedoura. Essa analogia representa perfeitamente o ajuntamento dos santos; assim como os anjos, Maria, José, pastores humildes e viajantes sábios, todos reunidos em torno desse Deus colocado em uma manjedoura, devemos nos juntar para celebrar a Ceia do Senhor: "Ele se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14). O Deus Santo de tudo o que é, deitado em uma caixa de madeira como uma refeição para ovelhas. Um banquete para os pecadores. Um banquete para mendigos. A imagem é simplesmente impressionante e reconhecidamente escandalosa. 

Quero destacar algo para que você entenda melhor, uma manjedoura é uma cocheira de alimentação e vem da palavra latina "manducare" que significa "comer". Sabemos que a cidade onde essa manjedoura estava localizada era Belém, que significa "Casa do Pão". Também sabemos que Jesus se refere a si mesmo dizendo: "Eu sou o pão da vida" (João 6:35) e "Eu sou o pão que desceu do céu" (João 6:41). O Pão da Vida desce à Casa do Pão para ser colocado em uma manjedoura. O Criador de todas as coisas se torna humilde, a ponto de ser colocado em uma cocheira aonde animais sujos vão comer. Esses animais não vão para preparar uma refeição, mas para receber o que foi preparado para eles. Eles vão lá para serem alimentados. Os pobres pastores também estão lá. E hostes de anjos estão lá. Todos reunidos em volta da mesa mais humilde onde o Pão da Vida que desceu do céu, foi colocado. 

Algumas pessoas ficaram totalmente escandalizadas quando Jesus disse: “Quem come minha carne e bebe meu sangue viverá para sempre” (João 6:52-58). Chegamos ao altar do Senhor para receber o que foi preparado para nós. Somos ovelhas que vêm comer do que nosso Bom Pastor nos deu. Somos pecadores esperando a festa da salvação. Somos mendigos famintos esperando o banquete diante de nós. É um mistério que o Verbo se tornou carne. É um mistério que a carne e o sangue de Cristo estão ocultos, com e sob o pão e o vinho da Ceia do Senhor! Que mistério! Que honra! Toda vez que você recebe o Sacramento, você tem um encontro físico e pessoal com o Filho de Deus. Você tem perdão nos seus lábios. Salvação na sua língua. Por isso “prove e veja que o Senhor é bom” (Salmo 34: 8). 

Se nos ajoelhamos no trilho da comunhão ou recebemos a comunhão através da distribuição contínua, devemos comer e beber este Sacramento juntos. Quando comungamos com nossos irmãos e irmãs em Cristo, não estamos tolerando seus pecados mais do que eles estão perdoando os nossos. Jesus nos dá seu corpo e sangue para remissão dos pecados, não para defendê-los. O perdão que recebemos do corpo e do sangue de Jesus é o mesmo perdão que nossos irmãos e irmãs em Cristo recebem. No altar, Deus se une a nós como um só - compartilhando o mesmo corpo e sangue, o mesmo perdão dos pecados, a mesma paz com Deus que excede todo entendimento. 

A verdade é que tudo sobre a Ceia do Senhor aponta silenciosamente para a maneira extraordinária e humilde que Ele pretende continuar vindo até nós. De uma maneira muito real, e toda vez que recebemos a Ceia do Senhor, estamos experimentando-o novamente. A Palavra se tornou carne para nós, este pão do céu se doando para nós pecadores repetidamente. Ele é a razão pela qual mantemos a celebração da Ceia do Senhor juntos com toda a comunidade local. É impossível celebrarmos este Sacramento virtualmente. 

Quando recordamos a harmonia da Palavra se tornando carne e sendo colocada em uma manjedoura e o Filho de Deus de carne e sangue sendo colocado no altar, por que não queremos nos reunir para receber o Sacramento? Esta é uma refeição preparada para nós. É uma refeição que compartilhamos com nossos irmãos e irmãs na fé. É uma refeição de perdão através dAquele que foi colocado em uma manjedoura, para que Ele pudesse ser o Cristo colocado na cruz, para que Ele pudesse ser o Cristo ressuscitado da sepultura, para que Ele pudesse ser o Cristo colocado no altar, para que possamos nos juntar à mesa e celebrarmos a comunhão do corpo de Cristo. 

Fonte: Site João Calvino Brasil



Sobre o autor: Frankle Brunno

Pastor Protestante de Tradição Reformada, cursando bacharel em teologia pela Faterge - Faculdade de Teologia Reformada de Genebra, ex-vice diretor da Missão SAEM (Sociedade de Apoio Evangelístico e Missionário) em Marizópolis-PB. Escreve para a Revista Fé Cristã, atualmente mora em São Paulo.

Print Friendly and PDF

Tag: Teologia Pastoral

Vizualizações: 852

Última atualização: 04/08/2020 16:04:00



Comentários


Envie seu comentário!





Leia Também...


01/01/2017 23:19:10

JOÃO CALVINO: O ESTUDANTE

A respeito de minha doutrina, ensinei fielmente e Deus me deu a graça de escrever. Fiz isso do modo mais fiel possível e nunca corrompi uma só passagem das Escrituras, nem conscientemente as distorci. Quando fui tentado a requintes,  resisti à tenta&cc...

26/06/2021 6:44:00

John Wesley e a doutrina da Perseverança dos Santos

John Wesley (1703-1791 d.C.) o principal fundador do movimento Metodista conhecia e rejeitava a doutrina da Perseverança do Santos. A doutrina naqueles dias já era bem difundida. Por ter sido ordenado clérigo Anglicano fez os seus...

26/12/2022 6:37:00

A estratégia do contencioso

Jesus nunca agradou a todos os seus ouvintes. Na verdade, ele não tinha essa intenção, nem se preocupava quando os fariseus, escribas, saduceus e as pessoas influenciadas por eles se ofendiam com o seu ensino. O compromisso de Cristo era com a verda...

Pensamento Reformado:

"O cristão deve ser uma doxologia viva"