Os votos matrimoniais escritos por João Calvino

Por: João Calvino

“Você, N., confessa diante de Deus e de sua santa congregação que você assume e recebe como sua esposa e cônjuge N. aqui presente, a quem promete proteger, amá-la e mantê-la fielmente, como é o dever de uma pessoa verdadeira e fiel marido de sua esposa, vivendo piedosamente com ela, mantendo fé e lealdade a ela em todas as coisas, de acordo com a santa Palavra de Deus e seu santo Evangelho?"

 

"Você, N., confessa diante de Deus e de sua santa assembleia que você assume e recebe N. como seu legítimo marido, a quem promete obedecer, servindo e estando sujeito a ele, vivendo piedosamente, mantendo fé e lealdade a ele em todas as coisas, como uma esposa fiel e leal deve ser ao marido, de acordo com a Palavra de Deus e o santo Evangelho?”


JohnWitte, Jr., “Marriage Contracts, Liturgies, and Properties in Reformation Geneva” in: Philip L. Reynolds and John Witte, Jr., orgs., To Have and to Hold - Marrying and Its Documentation in Western Christendom, 400–1600 (Cambridge, Cambridge University Press, 2007), p. 461.

Traduzido por Ewerton B. Tokashiki

Fonte: Traductione Reformata



Sobre o autor: João Calvino

João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509 — Genebra, 27 de maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Aos 14 anos foi estudar em Paris preparando-se para entrar na universidade. Estudou gramática, filosofia, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. Em 1523 foi estudar no famoso Colégio Montaigu. Em 1528, com 19 anos, iniciou seus estudos em Direito e, depois, em Literatura. Em 1532 escreveu seu primeiro livro, um comentário à obra De Clementia de Sêneca. Em 1533, na reabertura da Universidade de Paris, escreveu um discurso atacando a teologia dos escolásticos e foi perseguido. Possivelmente foi neste período 1533-34 que Calvino se converteu, por influência de seu primo Robert Olivétan.

Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, que continua até hoje. Portanto, a forma de protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecida por alguns pelo nome calvinismo, embora o próprio Calvino tivesse repudiado contundentemente este apelido. Esta variante do protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos.

Nascido na casa dele , ao norte da França, foi batizado com o nome de Jehan Cauvin. A tradução do apelido de família "Cauvin" para o latim Calvinus deu a origem ao nome "Calvino", pelo qual se tornou conhecido. Calvino foi inicialmente um humanista. Nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja Católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, pregando em igrejas e acabando por ser reconhecido por muitos como "padre". Vítima das perseguições aos huguenotes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra tornou-se definitivamente num centro do protestantismo europeu e João Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça.[1]

Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade. Para muitos historiadores, Calvino terá sido para o povo de língua francesa aquilo que Lutero foi para o povo de língua alemã - uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma retórica mais direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana.

Segundo Bernard Cottret, biógrafo francês de Calvino: "Quando se observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já num imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino, o filósofo pré-cartesiano, precursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo".

Print Friendly and PDF

Tag: Textos de Calvino

Vizualizações: 546

Última atualização: 13/08/2020 21:15:00



Comentários


Envie seu comentário!





Leia Também...


24/01/2024 9:02:00

A teologia de João Calvino

As concepções teológicas do reformador João Calvino (1509-1564) estão contidas na sua vasta obra, especialmente em seu opus magnum, a Instituição da Religião Cristã ou Institutas. 1. AS INSTITUTAS

15/10/2021 6:36:00

Um Olhar Mais Detido ao Criacionismo Histórico

Introdução   Muitos líderes populares em anos recentes endossaram a interpretação de John Sailhamer a respeito da criação, co...

01/08/2020 16:38:00

Carta de João Calvino a Francis Daniel [1529]

CARTA 3 - PARA FRANCIS DANIEL AGRADECIMENTOS A FRANCIS DANIEL — SAUDAÇÕES A MELCHIOR WOLMAR — VÁRIAS MENSAGENS MEAUX, 6 de Setembro de 1529 Devo-te agradecimentos por nã...

Pensamento Reformado:

"O cristão deve ser uma doxologia viva"