JOÃO CALVINO: O ESTUDANTE
Por: Daniel L. Petersen
A respeito de minha doutrina, ensinei fielmente e Deus me deu a graça de escrever. Fiz isso do modo mais fiel possível e nunca corrompi uma só passagem das Escrituras, nem conscientemente as distorci. Quando fui tentado a requintes, resisti à tentação e sempre estudei a simplicidade.”
1509 – Nascido em Noyon, Picardia, em 10 de julho de 1509, tinha mais 4 irmãos sendo ele o segundo filho. Vindo de uma família humilde, seu pai Gérarg Cauvin era procurador fiscal e secretário de Charles Hangest, bispo de Noyon. Seu pai possuia intima relação com as famílias nobres da região, tendo desta forma conseguido influência para boa educação dos filhos.
1515 – A mãe de Calvino Jeanne Lefranc, morrera quando este tinha apenas 6 anos.
1517 – Quando o padre Martinho Lutero pregara as portas da abadia de Wittenberg suas teses, Jehan Cauvin (nome em francês) possuia apenas 8 anos. Calvino iniciou seus estudos junto a família de Hangest e aos filhos dos nobres da cidade, no Collège de Capeto.
1523 – Calvino vai para Paris com alguns amigos, lá tem treinamento para o sacerdócio com os estudos no Collège de la Marche.
1524 – Foi para o Collège de Montaigu, com uma disciplina dura, menos requintada e de formação escolástica. Lá ele estuda basicamente gramática, filosofia e Teologia além de lógica.
1527 – Recebe o encarrgo de Saint-Martin de Martheville.
1528 – Conclui sua licenciatura em Artes. Neste mesmo ano, é enviado por seu pai para a Universidade de Orléans. Nesta Universidade (de cunho humanista¹), dedica-se ao estudo de Direito civil.
1529 – Morre o pai de Calvino. Apesar de passar algum tempo com seu pai, depois da morte deste, vai para a Universidade de Bourges.
1531 – Se gradua bacharel em Direito. Estuda grego e hebraico indo residir no Colégio Fortet.
1532-1534 – não é possível datar de forma precisa a data da “súbita conversão” de Calvino, todavia, por meio de evidências de seus escritos esses são os possíveis anos de sua conversão.
1533 – Calvino ajuda a compor o discurso do reitor (da Universidade de Paris) e seu amigo Nicolás Cop em 1º de novembro de 1533, propondo uma reforma na igreja. Como resultado, tiveram que fugir.
Após 1533 temos como o início de toda a jornada de Calvino rumo a Genebra e todo o movimento que mais tarde seria conhecido como a Reforma Calvinista.
1 – Humanista: movimento intelectual desenvolvido na Europa durante o Renascimento.
Referências
Apostilas do curso História da Interpretação Bíblica. Instituto Reformado de São Paulo.
COSTA, Herminstein Maia Pereira da. Calvino de A a Z. São Paulo. Editora Vida, 2006.
Sobre o autor: Daniel L. Petersen
Gaúcho de São Leopoldo, casado com Liviane Garcia a mais de 12 anos. Pai das gêmeas Júlia e Rebeca, Cristão Reformado, membro da Igreja Presbiteriana Aliança Reformada. Apaixonado por aprender e ensinar. Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade UNIP Porto Velho e Licenciatura em Geografia pelo UniBF. Na áre de Tecnologia: Pós Graduado em Redes e Segurança da Informação pela Faculdade Porto Velho e Eng. de Software pela IPB (Instituto Pedagógico Brasileiro). Na área da Educação: Pós Graduado pelo Instituto Pedagógico Brasileiro nos cursos de Metodologia do Ensino da História e da Geografia, História do Brasil, Tutoria em Educação a Distância e Ensino Religioso. Na área Teológica: Pós Graduado no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper em Estudos Teológicos. Participou como professor nas classes de Catecúmenos, Panorama do Novo Testamento e Cosmovisão Cristã na EBDF na 1ª IPB Porto Velho. Atualmente Profº da Classe de Catecúmenos na Igreja Local.